2025: Challenge Family apresenta relatório

Fortaleza, Abu Dhabi e Itália foram três das novas provas da temporada

2025: Challenge Family apresenta relatório

Com provas de nível mundial que foram comentadas por meses após a linha de chegada – como o retorno triunfal de Sam Laidlow no DATEV Challenge Roth, a chegada épica e inesquecível no Challenge Almere-Amsterdam, quase 10.000 participantes no Challenge Taiwan e a corrida passando por girafas e outros animais selvagens no Challenge Sir Bani Yas – a Challenge Family relembra um ano memorável.

A Challenge Family divulgou suas impressões do ano de 2025. Foi um ano que não só proporcionou eventos de nível mundial, como também atraiu mais participantes, apresentou o triathlon a mais jovens e mulheres e elevou ainda mais o nível de seus eventos.

Aumento no número de inscritos


Com 32 eventos ao redor do mundo – incluindo três novas provas em Abu Dhabi, Itália e Brasil (no caso, Fortaleza) – a Challenge Family ofereceu muitas opções para dezenas de milhares de atletas. E eles responderam em peso: com um impressionante aumento de 18% no número de inscritos em comparação com 2024, o crescimento da Challenge Family foi inegável.

Ainda mais animador foi o fato de esse crescimento ter sido particularmente forte entre as atletas femininas e os jovens. Isso resultou em uma nova iniciativa lançada pela Challenge Family para 2026, oferecendo aos estudantes de 17 a 23 anos uma tarifa especial nas taxas de inscrição.

Aumento da Participação Feminina


As mulheres, por sua vez, estiveram bem representadas nas provas da Challenge Family em todo o mundo, uma tendência que continua em 2026. Um exemplo é o The Championship de 2026, onde o número de participantes já é de 37% feminino.

Foco em Processos Internos


O Encontro Anual de Diretores de Prova em Šamorín, com a presença de diretores de prova de todas as provas, foi um grande sucesso. Planos, padrões de qualidade e ideias foram compartilhados, todos com um objetivo claro: melhorar continuamente cada prova e sempre buscar oferecer eventos ainda melhores.

No geral, houve um aumento no investimento em comunicação interna e controle de qualidade com os licenciados, garantindo uma experiência de corrida ideal em todo o mundo.

Apoio


Ao mesmo tempo, a Challenge Family continua sendo uma plataforma onde talentos emergentes – ou atletas em transição de provas de curta distância para longas distâncias – encontram seu caminho para o topo. Pense em Jonathan Guisolan, vencedor do Challenge Sir Bani Yas. Ou Jamie Riddle, que conquistou a vitória no Challenge Barcelona. Ou Michele Sarzilla e Cathia Schär, que venceram suas primeiras provas profissionais no Challenge Peguera-Mallorca, com Schär conquistando o Challenge Barcelona apenas uma semana depois.

E, claro, Will Draper e Daisy Davies, ambos coroados Campeões Europeus de Longa Distância no Challenge Almere-Amsterdam. Essas performances marcantes garantem que ouviremos falar muito mais desses atletas no futuro.

Grandes nomes


Os maiores nomes do esporte também retornaram aos eventos da família Challenge. Talvez o mais memorável tenha sido a vitória de Sam Laidlow no DATEV Challenge Roth, onde, após meses de problemas físicos e de forma um tanto inesperada, ele conquistou uma vitória dominante. Frederic Funk fez sua estreia lá e terminou forte, assim como Vincent Luis.

Na prova feminina, uma Laura Philipp inspirada se mostrou imbatível. Igualmente memorável foi o Challenge Taiwan; já um evento de referência e, com quase 10 mil participantes este ano. Memorável e icônico.

Olhando para 2026


E o que vem a seguir? Em 2026, a Família Challenge continuará avançando. Um navio de cruzeiro no Challenge Sir Bani Yas, elevando o padrão mais uma vez, 20 anos do Challenge Wanaka, a primeira regata de longa distância no SAIL Challenge Québec, 45 anos do Challenge Almere-Amsterdam – e isso é apenas a ponta do iceberg.