28:54 - Queniana bate novo recorde mundial dos 10.000 na pista
Numa corrida anunciada como tentativa de recorde mundial dos 10.000m, a competidora que inicialmente não tinha a intenção de desafiar o recorde acabou sendo aquela que acabou quebrando-o.
O novo recorde mundial pertence agora a Beatrice Chebet, do Quénia, que correu 28:54,14* para se tornar a primeira mulher a baixar os 29 minutos na pista.
Esse desempenho, alcançado neste último sábado (25) no Prefontaine Classic, em Oregon nos EUA, é sete segundos mais rápido que o recorde mundial anterior de 29:01,03 estabelecido pela etíope Letesenbet Gidey em 2021.
A corrida abriu o Meeting como uma prova especial da Wanda Diamond League para a vibração do público presente no estádio de Hayward.
A etíope Gudaf Tsegay tornou-se a terceira mais rápida de todos os tempos, ao terminar em segundo lugar com 29:05,92, com quatro mulheres correndo abaixo dos 30 minutos.
Destaque: A média de idade dos participantes está diminuindo
Para a maioria dos triatletas, as necessidades reais devem ser específicas para o momento e duração da prova
Em 2024, o órgão regulador do ciclismo UCI (União Ciclística Internacional), declarou preocupação quanto a utilização da inalação de monóxido de carbono (CO) no esporte. Mas, por que a utilização da inalação de CO por ciclistas como Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, mesmo de forma diagnóstica, gerou tanta controvérsia? Quando