As origens do "Gatorade" e sua conexão com o triathlon
Bebida foi patrocinadora do IRONMAN Hawaii por muitos anos
Redação
A bebida esportiva Gatorade foi desenvolvida em 1965 por uma equipe de pesquisadores da University of Florida, liderada pelo Dr. Robert Cade, juntamente com H. James Free, Dana Shires e Alejandro de Quesada.
A ideia surgiu a pedido do treinador da equipa de futebol americano do colégio, os Florida Gators, que queriam uma solução para a perda de líquidos, sais minerais (eletrólitos) e energia durante treinos e jogos sob calor intenso.
Por que Gatorade? O nome vem diretamente do apelido da equipe de futebol da Universidade da Flórida — os Gators. A fórmula original foi criada para substituir os líquidos, eletrólitos e carboidratos perdidos com o suor de forma mais eficiente do que água pura, ajudando a manter o desempenho físico.
Inicialmente produzida por Stokely-Van Camp após sua criação, foi posteriormente adquirida pelo Quaker Oats e depois pela PepsiCo, que hoje a distribui globalmente em mais de 80 países.
Ao longo dos anos, Gatorade expandiu a linha de produtos (novos sabores e versões) e desenvolveu segmentos específicos, como a Gatorade Endurance voltada para atletas de resistência.
Triathlon
A Gatorade já foi patrocinadora oficial do Ironman nos anos 1990, exercendo um papel significativo como bebida para hidratação e energia em eventos da marca. No Brasil, inclusive, também na década de 90, era a marca de hidratação de várias provas, inclusive as seletivas para os Campeonato Mundiais da ITU (Hoje renomeada para World Triathlon).
Em 2014 foi anunciado um acordo de vários anos para que a linha Gatorade Endurance se tornasse produto oficial de hidratação e fosse distribuída nas provas Ironman e Ironman 70.3 nos Estados Unidos a partir de 2015. A parceria visava proporcionar aos atletas uma opção de bebida formulada cientificamente para provas de longa duração e exigência.
Vários triatletas de alta performance, inclusive campeões de Ironman, como o australiano Luke McKenzie (campeão do Ironman Brasil de 2010) e o canadense Lionel Sanders também foram associados à Gatorade Endurance em programas de treino e desenvolvimento de produto.
Mudanças recentes
Embora Gatorade tenha tido um papel importante em eventos Ironman, há alguns anos que outras marcas de hidratação e nutrição esportiva têm sido introduzidas nos eventos Ironman pelo mundo, substituindo Gatorade em vários casos como a bebida oficial em prova.
No Hawaii, por exemplo, a atual marca de hidratação é a Precision Fuel & Hydration (PF&H).