CHAMPIONSHIP fecha temporada 25 da TRITON

A cênica cidade de Portimão sediou a primeira Final Mundial do evento

CHAMPIONSHIP fecha temporada 25 da TRITON

A TRITON, a nova série global de triathlon, realizou com sucesso sua primeira Final Mundial na bela cidade de Portimão, no Algarve, Portugal, no último fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025.

O evento inaugural do “Championship” foi realizado no formato TRITON 3 - um triathlon em etapas, oferecendo a opção de três distâncias e acontecendo em três dias consecutivos, com a natação na sexta-feira à tarde, o ciclismo no sábado de manhã e a corrida no domingo de manhã.

A prova de distância SPRINT consistia em 1 km de natação, 36 km de ciclismo e 7 km de corrida; a prova de distância MÉDIA, em 2 km de natação, 72 km de ciclismo e 14 km de corrida; e a prova de distância LONGA, em 3 km de natação, 108 km de ciclismo e 21 km de corrida.

As três distâncias permitem que atletas que preferem distâncias mais curtas ou mais longas vivenciem o evento juntos e visam um público maior, oferecendo a oportunidade para que mais atletas experimentem a emoção de um evento do Campeonato Mundial. Seis competições foram realizadas durante o fim de semana. O “Championship” masculino e feminino nas três distâncias, além de uma corrida corporativa e um evento promocional para crianças e famílias.

Participaram atletas de 17 países, com vencedores vindos de Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido. Os campeões da prova SPRINT foram os portugueses Salomão Savelenko (masculino) e Margarida Passos (feminino), com tempos de 1:28:43 e 1:42:47, respectivamente.

O Brasil conquistou os dois campeões da prova MIDDLE, com Marcos Salamonde vencendo a prova masculina e Carla Abrunhosa a feminina, com tempos de 3:25:38 e 4:03:40, respectivamente.

Os campeões da prova LONGA foram o espanhol Juan Jimenez (Masculino) e a britânica Natalie Duncombe (Feminino), com os tempos de 5:36:36 e 6:19:55, respectivamente. A equipe vencedora na prova corporativa foi a IP Power, de Faro, Portugal.

RANKING

O evento de encerramento do fim de semana foi a coroação dos vencedores do RANKING GLOBAL em todas as três distâncias, tanto no feminino quanto no masculino.

O RANKING GLOBAL é a soma dos pontos que os atletas acumulam durante a temporada ao participarem de provas classificatórias oficiais da TRITON, sendo a final a última etapa da competição e a que oferece o maior número de pontos. Liderando o RANKING GLOBAL SERIES para a prova de SPRINT estão o russo Aleksandr Tretiakov (Masculino) e a brasileira Brunna Dias Lima (Feminino). 

Liderando o RANKING GLOBAL SERIES para a prova de MIDDLE estão o espanhol Ivan Munoz (Masculino) e a portuguesa Beatriz Passos (Feminino). Liderando o RANKING GLOBAL SERIES para a prova de LONG estão o brasileiro Arthur Werneck (Masculino) e a ucraniana Kravets Ganna (Feminino).

A prova inaugural do Triton CHAMPIONSHIP em Portimão encerra uma temporada movimentada e de sucesso, e o calendário de 2026 e o próximo destino do CHAMPIONSHIP serão anunciados em novembro. Paulo Passos Leite, presidente e fundador da Triton declarou: “A TRITON está entusiasmada por ter realizado com sucesso a nossa primeira Final Mundial – o primeiro Championship Triton a acontecer ao longo de três dias consecutivos e com seis provas simultâneas.

O fim de semana proporcionou provas incríveis, possíveis graças ao nosso formato inovador de pontos, opções de múltiplas provas e sistema de ranking global. O Championship encerra um ano de muito sucesso e, ao finalizarmos a temporada, aguardamos ansiosamente 2026 e a chegada de centenas de atletas competindo pela Triton, que terão a oportunidade de serem classificados por distância, gênero e faixa etária – um sistema que, a cada ano, premia o atleta mais consistente em cada distância e gênero com o título de Campeão Mundial”.