Empresa lança Airbag para ciclistas
Chamado de Aerobag, o equipamento chega para tentar revolucionar a segurança dos ciclistas
Redação
É fato que as velocidades médias nas provas de ciclismo e triathlon vêm crescendo nos últimos anos e, consequentemente, os riscos também. Com a proposta de oferecer mais segurança ao ciclista, a empresa belga Aerobag desenvolveu um Airbag vestível que promete ser seguro e aerodinâmico.
Conhecido apropriadamente como o mesmo nome da empresa, Aerobag, o sistema é fabricado por uma empresa belga de mesmo nome. O sistema foi projetado para uso, nesta primeira fase, por equipes profissionais de ciclismo e, de fato, será utilizado pela equipe holandesa Picnic PostNL, do WorldTour, para treinamento nesta temporada e, possivelmente, em competições. Outras equipes do circuito profissional também estão considerando a adoção do sistema.
O coração do sistema é uma bolsa aerodinâmica que é fixada nas costas do ciclista.
Ela abriga um cartucho de CO2 descartável e substituível, além dos componentes eletrônicos. Entre esses componentes, estão nove sensores de movimento que realizam varreduras contínuas a 200 Hertz para monitorar a dinâmica corporal e detectar os movimentos reveladores que indicam a ocorrência de uma queda.

Quando o sistema é acionado, ele responde utilizando seu cartucho para inflar uma rede interligada de tubos de TPU (poliuretano termoplástico) revestidos, que são conectados às alças ligeiramente modificadas do bretelle do ciclista. Em apenas 100 milissegundos, esses tubos se inflam para formar airbags que protegem o pescoço, a coluna, o tórax e os quadris de impactos fortes.