Espanha brilha na WC Floripa
David Cantero e Sara Guerrero vencem World Cup Florianópolis
Redação
Uma desvantagem de 54 segundos no ciclismo e uma corrida de 5 km para recuperar não foram obstáculo para o espanhol David Cantero, que protagonizou mais uma corrida fulminante sob o sol de Florianópolis para conquistar o último ouro da Copa do Mundo de 2025, neste domingo.
O trio líder da natação, formado por Nicola Azzano (ITA), Igor Dupuis (FRA) e Miguel Tiago Silva (POR), havia se distanciado no ciclismo e ampliado sua vantagem para quase um minuto ao final dos 20 km, mas viu essa vantagem se dissipar nas duas voltas da corrida. Cantero ultrapassou Dupuis no final e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com Silva levando o bronze.
“Foi uma prova muito difícil, eu estava tentando encontrar meu ritmo depois de muitas competições”, disse Cantero. “A fuga abriu uma grande vantagem, então tive que correr o mais rápido que pude e finalmente alcancei o francês no final. Na primeira parte da corrida, eu estava pensando principalmente no Manoel Messias, já que ele foi o vencedor das duas últimas Copas do Mundo, mas encontrei meu ritmo, me distanciei do pelotão e, no último quilômetro, alcancei os líderes. Foi uma ótima viagem com a equipe espanhola, esta é a melhor maneira de terminar a temporada e agora vou recarregar as baterias para a próxima temporada.”
Pelo Brasil, Manoel Messias, após duas grandes vitórias seguidas em etapas de Copa do Mundo, no Chile, foi o 7º colocado. Kauê Willy o 22º, Antônio Bravo Neto 24º, Gabriel Lacheta 32º, João Teixeira Alvares 39º, Luigi Vanzella 41º, Vinicius Avi Santana 45º, Yago Alves 46º, Lucas Galdino 49º e Matheus Martinhaki 50º.

MULHERES
Dona do número um e após um segundo lugar conquistado duas semanas antes no Chile, a espanhola Sara Guerrero brilhou em Florianópolis no último dia de provas da Copa do Mundo, na manhã deste domingo em Floripa.
A corrida se resumiu a um duelo entre Guerrero, Marta Pintanel e Miriam Casillas, vencedora da etapa de San Pedro de la Paz, mas foi Guerrero que conseguiu se impor e encontrar o ímpeto final para se distanciar das companheiras de equipe e conquistar seu primeiro ouro na Copa do Mundo. Pintanel subiu ao pódio pela primeira vez, terminando em segundo, e Casillas levou o bronze.
“Esta é a minha primeira vitória na Copa do Mundo, um sonho realizado. Para ser sincera, não me senti bem depois de Viña, duas semanas atrás, mas hoje acordei saudável e motivada, acreditando que poderia vencer. Estou muito feliz em compartilhar a vitória com Miriam e Marta. Me senti bem na natação, mas o pelotão ficou grande no ciclismo e eu queria guardar toda a minha energia para a corrida.”
Pelo Brasil, Djenyfer Arnold, nascida em Santa Catarina, fez a festa da família e dos amigos presentes sendo a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada, na 6ª colocação. Vittoria Lopes foi a 12ª, Gigi Lacerda 13ª, Gabrielle Lemes 20ª, Julia Visgueiro 23ª, Sofia Gelati 29ª, Gabriela Penteado 30ª, Maria Luiza Simão 33ª; Maria Clara Borges Cunha (DNF).