Giovanna Lacerda vence Campeonato Ibero-Americano
Brasileira venceu sus primeira competição internacional como sênior
Redação
Neste domingo, dia 7, aconteceu no Uruguai a Américas Cup Maldonado, válida como Campeonato Ibero-Americano, com vitórias de Zach Leachman (EUA) e da jovem brasileira Giovanna Lacerda, de 23 anos.
Zach Leachman impressionou em sua caminhada rumo ao ouro no Uruguai, superando o experiente Vicente Hernandez (ESP) por 11 segundos na distância de sprint. Este foi o primeiro pódio do ano para o americano e sua primeira vitória internacional desde 2023. Embora não tenha conseguido igualar a velocidade de Leachman nos 5 km, Hernandez pôde se dar por satisfeito com a segunda medalha da Copa Continental da temporada; ele também terminou em 2º lugar na Copa da Europa em Ceuta.
Os 5 km se mostraram cruciais para separar os competidores, mas os dois primeiros colocados estavam em um nível completamente diferente do restante do pelotão, fato evidenciado pela diferença para o 3º colocado. Erwin Vanderplancke (BEL) foi o homem que levou o bronze, 28 segundos atrás de Hernandez.
GIGI
Não houve diferença entre as medalhistas femininas, com Giovanna Lacerda conquistando sua primeira vitória internacional sênior com uma vantagem de 4 segundos. Assim como na prova masculina, os ataques decisivos aconteceram durante a corrida, com Gigi enfrentando Natalia Castro Santos (ESP) e Natalia Casas (MEX) na reta final. Das três, apenas Casas havia vencido nesta categoria anteriormente, mas foi Lacerda quem teve a presença de espírito para calcular o tempo do seu sprint com perfeição. Castro conseguiu, então, superar Casas por 2 segundos e conquistar a prata.
O dia para o Brasil foi completo, pois na categoria Junior, com prova também realizada no domingo, a vitória coube à brasileira Gabriela Penteado.