Interview: Erick Duarte

Interview: Erick Duarte

Erick Duarte, paulistano de 38 anos, faz triathlon há 20 anos e tem seu foco voltado para as longas distâncias. Campeão do UB515 de 2021, ele estará de volta à próxima edição, programada para 10,11 e 12 de abril, em Ubatuba/SP. Conheça mais sobre este triatleta que também é Mentor e Treinador de saúde e alta performance.

BIO

Cidade onde nasceu: São Paulo
Cidade onde vive: São Paulo
Tempo que pratica triathlon: 20 anos
Idade: 38 anos
Altura: 1,8m
Peso: 78kg
Bike: Cervelo P5 e Trek Speed Concept
Capacete: Lazer
Sapatilha: Northwave
Óculos de sol: Oakley
Tênis de treino: Asics, Nike, Adidas
Tênis de prova: Asics Magic Speed 4
Wetsuit: Xterra
Óculos de natação: Speedo
Treinador: Eu mesmo
Equipe de apoio: Reinaldo Tubarão na Nutrição, Gerson Leite como Fisiologista e Instituto Barros na Fisioterapia
Patrocínio: Não tenho
Apoio: Instituto Barros, Join Sports, Axis, Quality Nutrition

Como conheceu e ingressou no triathlon?

Conheci o triathlon através de uma matéria de uma revista sobre o Ironman do Hawaii, o que me deixou bastante intrigado com as distâncias e dificuldades da prova, e sobre como era possível alguém conseguir fazer tudo aquilo. Nessa época eu já nadava, comecei com 14 anos, e já fazia provas de corrida, iniciado com 15 anos. Aí com 17 anos comecei a fazer aulas de spining na academia, aí só precisei comprar uma bike para iniciar no Triathlon em 2005 com 18 anos.

Quais as maiores conquistas que destaca em sua carreira?

1x Mundial de Ironman no Hawaii
2x Mundias de Ironman 70.3
1x Campeão do UB515 com recorde de prova.
2x Campeão Geral de Duathlon Standard
2x Campeão do Insanoman Hard Triathlon
E todas as minhas vitórias e pódios em provas

O que te motiva a competir no UB515, o Ultraman do Brasil?

A prova do Ultraman é disparado a que eu mais amo fazer, principalmente pela distância e dificuldade do percurso e pela vibe da prova que é muito acima de qualquer outra prova. Mas, uns dos principais motivos agora, é que atualmente, é a única prova em que me faz realmente sair da minha zona de conforto dentro da minha rotina atual para poder treinar e chegar bem preparado. Meus dias começam às 4h e vai até 00h30, sendo corrido o dia inteiro. Eis que nessa história surge o principal autor, que é Deus! Foi um ato de fé encarar esse desafio nesse meu contexto atual, porque eu já fiz 4x essa prova, assim eu bem sei o quanto desgastante e cansado eu fico ao longo da preparação. E agora, eu estou encarando esse desafio dormindo uma média de apenas 4h por dia e com uma rotina de trabalho bem mais puxada... Mesmo assim, o meu nível de energia ao longo do dia, a minha performance nos treinos e a minha recuperação, tem sido praticamente iguais, como se eu estivesse dormindo 8h por dia... Assim, é impossível eu não reconhecer que é 100% a graça de Deus atuando na minha vida! Então, esse Ultraman será para a honra e glória de Deus!!

Como trabalha a parte mental para as provas de ultradistâncias?

A base do trabalho mental está no autoconhecimento, precisamos conhecer o que está no nosso subconsciente relacionados principalmente com as nossas crenças limitantes e bloqueios. A partir disso, utilizo exercícios da PNL, mindfulness e visualização para melhorar minha performance mental! E eu pratico eles executando 98% dos meus treinos sozinho, assim eu não tenho distração e motivação externa... forjando a minha mente para as provas.

Além do UB515, o que planeja de provas para 2026?

O segundo principal objetivo é fazer pela 1° vez um Ironman digno das minhas capacidades, meu último foi em 2017 e sempre quebrei nessa prova, meu melhor tempo é 10h26min no Mundial do Hawaii. Assim quero fazer no meu 100% e buscar o Sub9h nessa distância. Além disso, vou fazer diversas provas de corrida, triathlon e Duathlon. Dando tudo certo, irei fazer mais de 20 provas esse ano.

O que necessita trabalhar e melhorar para a temporada de 2026?

A minha maior necessidade é melhorar a minha natação, que está bem ruim comparado com o nível dos atletas que eu disputo... Mas, no geral, eu sempre treino para melhorar nas três modalidades como um todo porque eu ainda tenho muita margem para melhoria.

Qual foi a melhor decisão que você já tomou?

Ter entregue a minha vida a Deus, me batizado e reconhecido que Jesus é o meu único e suficiente salvador da minha vida!

Qual esporte que também gosta de acompanhar (fora triathlon)?

No geral, são as modalidades que compõem o triathlon mesmo, sendo a natação, ciclismo e corrida.

Bate-pronto:

Filme preferido: Invencível

Artista ou banda: Iron Maiden

Livro: Bíblia

Qual foi a viagem mais marcante que você já fez? Mundial de Ironman no Hawaii

Existe algum lugar que você sonha em conhecer? Tahiti

Qual é sua comida favorita? Macarrão

O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Atualmente com esse ciclo de preparação, tem sido tirar um cochilo.

Quem te inspira ou serve como referência de vida? Jesus e meu pai.

Quais são seus ídolos (homens e/ou mulheres) no triathlon? Tenho vários... Oscar Galindez, Normann Stadler, Alister Brownlee, Chrissie Wellington, Lionel Sanders, Kristian Blummenfelt e outros.