Jelle Geens é bicampeão mundial de IM70.3
Miguel Hidalgo cruza em 12º lugar na sua estreia o Mundial da distância
Redação
O belga Jelle Geens, campeão mundial de Ironman 70.3 do ano passado, repetiu a façanha neste domingo, em Marbella, Espanha, tornando-se bicampeão mundial da distância. E foi… com emoção! Com direito a tombo na bike, queda de corrente e ombrada no adversário nos metros finais.
NATAÇÃO
O dia começou com o italiano Alessio Crociani liderando a natação, abrindo uma vantagem de 28 segundos sobre um grande pelotão perseguidor que incluía quase todos os favoritos, inclusive o brasileiro Miguel Hidalgo, recém consagrado vice-campeão mundial de triathlon (World Triathlon). O norueguês Gustav Iden, não nadou bem e já saiu 2:27 atrás do líder, em 48º lugar entre os 58 participantes.
CICLISMO
Logo no começo da etapa de ciclismo, com 1.800m de altimetria acumulada, Geens passou direto numa curva, bem em frente à equipe da Tri Sport, escorregando pelo chão e gritando de susto. Quando o dia já parecia terminar para o campeão, ele levanta, pega sua hidratação, confere a bike (perde a viseira do capacete) e vai em busca do grupo que já apertava o passo. Infelizmente, pelo grande número de atletas (em torno de 40) e pista apertada, no início da etapa de ciclismo a distância mínima da zona de vácuo praticamente foi ignorada e as luzes de sinalização do RaceRanger, sistema que ajuda a arbitragem neste controle, não paravam de piscar.
O líder da natação, Crociani, foi alcançado rapidamente e as tentativas de fuga começaram com o alemão Jonas Schomburg e o sul-africano Jamie Riddle, que buscavam abrir vantagem sobre o restante do pelotão. O que havia começado como um grande grupo logo se reduziu a 10 ciclistas, entre eles os favoritos Geens, Magnus Ditlev, Kristian Blummenfelt, Casper Stornes, Rico Bogen e o forte ciclista francês Mathis Margirier.
O ritmo se manteve forte, com as posições alternando na frente e fortes ataques nos metros finais, antes da T2. O principal grupo perseguidor veio cinco minutos após, onde também estava Miguel Hidalgo.

" A" CORRIDA
A etapa de corrida do Campeonato Mundial de Ironman 70.3 deste ano se transformou em uma das meias maratonas mais emocionantes que a nossa equipe presenciou em mais de duas décadas de cobertura do triathlon mundial. Num primeiro momento, Riddle, Schomburg e Blummenfelt ditaram o ritmo, mas quando Geens se juntou aos dois últimos citados o caldo entornou de vez, e num duelo mano a mano, Geens e Blummenfelt, foram juntos até o sprint final, com direito a ombrada para obter o melhor posicionamento por dentro da curva final, que era um cotovelo bem fechado que levava à glória do 1º lugar. E este, pelo segundo ano consecutivo, coube a Jelle Geens. Blummenfelt foi o 2º e Casper Stornes (campeão mundial de Ironman 2025) cruzou em 3º lugar. Miguel Hidalgo cruzou em 12º, mas no aplicativo do Ironman aparece em 10º lugar (matéria em atualização). Em breve, resultados completos em nosso site.