LA2028: World Triathlon anuncia sistema de classificação
O período de qualificação abre em 18 de maio de 2026 e fecha em 18 de maio de 2028
Redação
A World Triathlon anunciou que o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou o Sistema de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028. Este sistema baseia-se na estrutura bem-sucedida dos ciclos anteriores, incorporando atualizações significativas destinadas a ampliar a representação global.
O Triathlon disputará três eventos com medalhas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028: Individual Masculino, Individual Feminino e Revezamento Misto. Como nas edições anteriores dos Jogos, a cota total será de 110 atletas (55 homens e 55 mulheres).
O período de qualificação abre em 18 de maio de 2026 e fecha em 18 de maio de 2028.
O presidente da World Triathlon, Antonio Arimany, destacou o impacto dessas mudanças para o ciclo de Los Angeles de 2028, observando as oportunidades ampliadas para os países em desenvolvimento: "Não há nada no esporte mundial tão poderoso quanto os Jogos Olímpicos, e estamos orgulhosos de termos levado nosso compromisso com as Olimpíadas, bem como com o desenvolvimento e o crescimento do nosso esporte, um passo adiante.
" Defendemos com sucesso uma expansão histórica da regra da "Nova Bandeira" e, pela primeira vez na nossa história olímpica, haverá duas vagas de qualificação dedicadas por continente para nações que não se qualificariam de outra forma. Esta não é uma pequena alteração; é uma mudança estrutural concebida para abrir as portas a um número maior de atletas de países em desenvolvimento no triathlon, permitindo-lhes pisar no tapete azul em Los Angeles. Isto garante que o sonho olímpico seja um objetivo realista e tangível para mais atletas do que nunca.

Para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, a qualificação pode ser alcançada através de vários caminhos, conquistando uma das 55 vagas disponíveis para cada gênero. Tal como na edição anterior dos Jogos Olímpicos, haverá provas de Revezamento Misto que contarão para a qualificação.
Qualificação para o Revezamento Misto
O país anfitrião (EUA) tem garantidas duas vagas masculinas e duas femininas (uma equipe de Revezamento Misto), desde que tenha atletas elegíveis.
Campeonato Mundial de Revezamento Misto: Os vencedores do Campeonato Mundial de Revezamento Misto de Triathlon de 2026 e 2027 garantirão, cada um, 2 vagas masculinas e 2 vagas femininas para seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs).
Ranking de Revezamento Misto: 16 vagas masculinas e 16 vagas femininas serão distribuídas com base no Ranking Mundial de Triathlon para Qualificação Olímpica em Revezamento Misto. O CON melhor classificado de cada um dos cinco continentes (entre os continentes sem CONs já classificados e dentro do top 15) receberá duas vagas para cada gênero, e as vagas restantes serão preenchidas de acordo com a classificação.
Por meio dessas vias de seleção para o país anfitrião e para o Revezamento Misto, 22 das 55 vagas por gênero serão garantidas.
Qualificação Individual e Novas Oportunidades
Ranking de Qualificação Olímpica Individual: 21 vagas estarão disponíveis através do Ranking de Qualificação Olímpica Individual a partir de 18 de maio de 2028. Para os CONs que já garantiram duas vagas para cada gênero através do Revezamento Misto ou da rota do país anfitrião, seus dois melhores atletas classificados, em ambos os gêneros, não serão considerados para essas vagas individuais.
Oportunidades Ampliadas para a Nova Bandeira: Pela primeira vez, a rota da Nova Bandeira foi ampliada para incluir duas vagas dedicadas por continente (uma através dos Jogos Continentais e outra através do Ranking Mundial). Essa importante atualização garante que até 10 atletas (2 homens e 2 mulheres por continente) de países que não se qualificariam de outra forma terão uma vaga garantida nos Jogos, aumentando significativamente as oportunidades para nações emergentes.
Vagas de Universalidade: Um máximo de dois convites (2 homens e 2 mulheres) serão concedidos pela Comissão Tripartite a CONs sub-representados elegíveis.
Critérios de Elegibilidade e Limites dos CONs
Os atletas devem ter nascido em ou antes de 31 de dezembro de 2010, representar a mesma Federação Nacional durante todo o período de qualificação e estar classificados entre os 160 melhores do Ranking Mundial de Triathlon até 18 de maio de 2028.
Os CONs com pelo menos três atletas entre os 30 melhores podem qualificar até 3 atletas por gênero; todos os outros estão limitados a dois.
Confira AQUI a regra completa de classificação para Los Angeles 2028.