Lucas Cabral, primeiro amador do IM70.3 Aracaju-Sergipe
Triatleta venceu a disputa amadora por apenas seis segundos no calor do nordeste brasileiro
Redação
Lucas Cabral, de 31 anos, foi 1º amador no recente Ironman 70.3 Aracaju-Sergipe. Ele, que veio do surf, venceu a dura disputa com Fellipe Santos por apenas seis segundos e, para 2026, planeja sua estreia na categoria profissional.
Como conheceu e ingressou no triathlon?
Através do Cid Barbosa, conheci o Triathlon, pois sempre o acompanhei desde o início de sua carreira. Ingressei no triathlon em 2015. Antes eu praticava o surf, corria aleatoriamente e usava a bike como meio de transporte para o surf. Até que o próprio Cid me chamou para treinar na CB Sports com ele.
Como foi o ciclo de treinos para o IM70.3 Sergipe?
O ciclo de treinos para Aracaju foi bem intenso! Demos prioridade à corrida e ao ciclismo. Eu já moro no nordeste, então a aclimatação já acontecia naturalmente, mas mesmo assim eu fiz alguns treinos em horários bem mais quentes (12h~14h).
Como foi o desenrolar da prova de Sergipe, desde a natação até a emoção do pódio?
Eu procurei manter a cabeça no lugar, desde a natação procurei não me emocionar em fazer mais força do que deveria. Já no ciclismo eu me concentrei em me hidratar, suplementar bem e me manter aero na bike por causa do vento. Quando saí para correr na 5ª posição eu fiz uma análise minha e de quem estava na minha frente, e decidi correr o forte que eu tinha para o dia e na situação que estava. Ultrapassar os outros competidores foi consequência. E apesar de estar fisicamente na frente, o rolling start provou o contrário e isso deixou a prova bem disputada no final, praticamente um sprint às cegas no último quilometro. Só soube que havia ganho dois minutos depois, quando o Fellipe Santos cruzou a linha de chegada, com apenas seis segundos de diferença.

Qual foi a maior dificuldade que sentiu durante esta temporada?
Minha temporada de 2025 começou com um DNF em Brasília no IM 70.3, nesta prova eu senti um enorme desconforto abdominal já saindo da natação e tive que parar no ciclismo, pois não conseguia fazer força alguma. Em junho fiz o Ironman Brasil conseguindo um segundo lugar na categoria 30-34 anos. Em agosto tive uma péssima performance em Fortaleza, no Challenge, mas consegui virar a chave agora no IM 70.3 em Aracaju, conseguindo focar melhor nos treinos.
O que planeja de provas para 2026?
Para 2026 planejo competir no profissional, buscando fazer as provas do circuito IRONMAN e algumas provas longas a mais do calendário nacional.
O que necessita trabalhar e melhorar para a temporada de 2026?
Acho que tudo (risos...)! Tentar me manter consistente e competitivo. Espero que 2026 seja um ano de bastante evolução e aprendizado.
BIO
Tempo de triathlon: 10 anos
Idade: 31 anos
Altura: 1.79 m
Peso: 72 kg
Bike: Swift Neurogen MK3
Capacete: Kask Bambino
Sapatilha: Fizik Transiro Hydra
Óculos de sol: Oakley EV Zero
Tênis de treino: Asics Novablast 4
Tênis de prova: Nike VaporFly 4
Wetsuit: AquaSphere Racer 2.0
Óculos de natação: Nabaiji
Trisuit de competição: Woom Carbon Revolution
Treinador: Cid Barbosa
Equipe de apoio: Stephanie Duarte, Neide Massoterapeuta, Amon Neto Strength Training, Dr. Felipe Guerra Cardiologista, Tênis com Ciência.
Patrocínio: Grupo NTSec, Flex Energy
Apoio: CB Sports, Woom, Neto Bike Service, FeTriRN
BATE PRONTO
Filme preferido: Scarface
Artista ou banda: The Doors
Livro: O Silmarillion - J.R.R. Tolkien.
Qual foi a viagem mais marcante que você já fez? Minha última viagem para Floripa, para o IM Brasil.
Existe algum lugar que você sonha em conhecer? Nias, Indonésia
Qual é sua comida favorita? Pizza
O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Ler, brincar com meus cachorros.
Quem te inspira ou serve como referência de vida? Meu pai, meu irmão e Cid Barbosa.
Quais são seus ídolos no triathlon? Jan Frodeno, Alistair Brownlee, Lionel Sanders, Reinaldo Colucci, Manoel Messias, Kat Matthews.
Qual foi a melhor decisão que você já tomou? Em algumas corridas eu procuro não correr de relógio, e por incrível que pareça são minhas melhores corridas, tanto de sensação quanto de performance.
Qual esporte que também gosta de acompanhar? Corrida.