Lucy Charles vence Mundial de IM70.3
Djenyfer Arnold chega na 19ª colocação em seu primeiro Mundial da distância
Redação
Como esperada, a batalha entre a britânica Lucy Charles-Barclay e a norte-americana Taylor Knibb, que já havia acontecido no recente Mundial de Ironman, em Kailua-Kona, Hawaii, se repetiu em Marbella, na Espanha, na manhã deste sábado, onde foi realizado o Mundial de Ironman 70.3, com distâncias de 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida (metade da distância Ironman.
NATAÇÃO
Desde o início, Lucy Charles-Barclay impôs sua excelência na natação, atacando logo nos primeiros metros e saindo da água com uma vantagem de 47 segundos sobre Taylor Knibb. A atleta olímpica brasileira Djenyfer Arnold, que fazia sua estreia no Mundial da distância também nadou muito bem, saindo em 4ª lugar, 1min54s após Lucy.
CICLISMO
Logo no começo do duro percurso de ciclismo, com 1.800m de altimetria acumulada, Knibb apertou o ritmo e tirou rapidamente o déficit para Lucy, ultrapassando-a na altura do km 10, entretanto, a britânica respondeu, passando a acompanhar e marcar Taylor até o final dos 90km (com uma ou outra troca de posições em certos momentos, mas nada significativo), com as duas entrando praticamente juntas na segunda transição, sendo Taylor com um pequeno gap de 20 segundo sobre Lucy.
CORRIDA
A rápida transição de Lucy Charles-Barclay reduziu brevemente a vantagem de Knibb para sete segundos, com a americana perdendo tempo ao tentar calçar os tênis de corrida de maneira atrapalhada. Após sair para correr, Knibb entrou nos eixos e voltou a deixar a vantagem na casa dos 20 segundos, mas Lucy vinha mostrando passadas equilibradas e com controle da situação. Na perseguição já aparecia a britânica e excelente corredora Kat Matthews, líder do ranking geral do Circuito Ironman, que voava pelo pelotão – correndo quase dez segundos por quilômetro mais rápida que as líderes e aparentemente a caminho de uma virada dramática, mas, na marca dos seis quilômetros, o inesperado aconteceu. Matthews repentinamente agarrou a perna, começou a mancar e, momentos depois, foi forçada a abandonar a prova com fortes dores.
Enquanto o sofrimento de Matthews se desenrolava, Charles-Barclay fez seu movimento decisivo. Em menos de um quilômetro, ela alcançou Knibb e a ultrapassou, abrindo imediatamente uma vantagem considerável. Aos 13 quilômetros, sua vantagem havia aumentado para mais de um minuto, e não havia mais volta. Em 3º lugar, a surpresa com o crescimento da alemã Tanja Neubert, que aproveitou a desistência de Matthews e as dificuldades da britânica Jessica Learmonth para avançar.
TÍTULO
Ao final, nada pôde parar Lucy Charles-Barclay. A britânica continuou a ampliar sua vantagem sobre Taylor Knibb, cruzando a linha de chegada com o tempo de 4:14:54 para vencer seu segundo Mundial da distância (o primeiro havia sido em 2021). A tricampeã mundial de IM70.3, Taylor Knibb, garantiu o segundo lugar com 4:17:55, e Neubert completou o pódio após uma performance extremamente consistente com o tempo de 4:22:07.

Djenyfer Arnold chegou em 19º lugar, após uma ótima natação, um ciclismo com dificuldade e uma grande recuperação na etapa de corrida. Como ela e seu treinador Marcelo Ortiz já haviam dito, a preparação não foi a ideal, já que o foco nas últimas semanas havia sido no Circuito Mundial de Triathlon da World Triathlon, com a Grand Final na Austrália disputada na distância olímpica. Entretanto, Djenyfer teve grandes vitórias na distância 70.3 no Brasil e nos deixou com um gostinho de "quero mais", com total condição de um grande futuro na distância Meio Ironman.