Messias vence novamente no Chile

Brasileiro é campeão da World Cup San Pedro de la Paz

Messias vence novamente no Chile
Foto: World Triathlon

O brasileiro Manoel Messias manteve sua excelente forma ao conquistar, neste domingo, mais uma vitória na Copa do Mundo, na prova masculina, em San Pedro de la Paz, Chile, marcando sua segunda vitória consecutiva após o triunfo da semana passada em Viña del Mar. Ele resistiu à forte pressão do grupo adversário para levar o ouro, enquanto David Cantero Del Campo (ESP) ficou com a prata e Sergio Baxter Cabrera (ESP) garantiu o bronze.

Um grande número de 65 homens se alinhou na Laguna Grande para mais uma prova de distância sprint – 750 metros de natação, 21,8 quilômetros de ciclismo em alta velocidade e 5 quilômetros de corrida. A manhã estava fresca e nublada, mas as condições eram ideais para tempos rápidos.

Diego Moya (CHI) começou com uma natação fulminante, sinalizando sua estratégia de abrir vantagem desde a primeira braçada. Moya emergiu da água na frente, seguido por um grupo perseguidor que incluía Igor Dupuis (FRA), Miguel Tiago Silva (POR), Valentin Morlec (FRA), Braxton Legg (EUA) e Nicola Azzano (ITA).

Moya ditou o ritmo inicial no ciclismo, mas um pequeno erro na primeira volta o fez perder alguns segundos e ser alcançado pelo pelotão perseguidor. O grupo de fuga rapidamente se uniu em um pelotão maior, com Cantero, Baxter Cabrera, Tom Richard (FRA) e Alejandro Rodriguez (CUB) entre os ciclistas que forçavam o ritmo. O grupo perseguidor, incluindo Messias, avançou à medida que o ritmo aumentava. Na segunda volta, Till Kramp (ALE) fez um movimento ousado, escapando e abrindo uma vantagem de 32 segundos antes da segunda transição.

Na etapa de corrida, um grupo de 15 atletas corria junto, incluindo corredores excepcionais como Callum McClusky (AUS), Tom Richard (FRA), Sergio Baxter (ESP) e Reese Vanersson (EUA), para citar alguns. A 2,5 quilômetros da chegada, Messias e Cantero encontraram um novo ritmo e se distanciaram do grupo, deixando Richard, McClusky e Baxter para disputar a última vaga no pódio. A aceleração de Messias no quilômetro final provou ser decisiva, e ele cruzou a linha de chegada com um ótimo tempo na corrida, registrando o melhor tempo do dia: 14:10.

Cantero conquistou a medalha de prata com muita determinação, coroando uma ótima temporada e acompanhando o ritmo de Messias na reta final. Baxter superou McClusky no sprint final para garantir a medalha de bronze, um resultado incrível para ele após um ano lidando com lesões e resultados decepcionantes. McClusky ficou em quarto lugar e Valentin Morlec em quinto, enquanto Izan Edo (ESP) completou mais uma ótima prova para a equipe espanhola com um sexto lugar, sendo o terceiro espanhol entre os seis primeiros. Entre os brasileiros, além de Messias como campeão, tivemos Vinicius Avi Santana na 52a posição. Kauê Willy e Antônio Bravo Neto não completaram a prova.

FEMININO


Em uma prova marcada por garra, estratégia e uma reviravolta de última hora, Miriam Casillas (ESP) conquistou a vitória na prova feminina da Copa do Mundo de San Pedro de la Paz. O drama de uma penalidade de 10 segundos que a campeão teve que cumprir adicionou uma camada inesquecível a uma chegada tensa. A vitória de Casillas veio à frente de Jeanne Lehair (LUX), que garantiu a prata, com Sophie Howell (CAN) completando seu primeiro pódio na Copa do Mundo após uma disputa acirrada.

Entre as brasileiras, fazendo seu retorno ao Circuito Mundial da World Triathlon, Vittoria Lopes foi a 16ª colocada, Giovanna Lacerda a 29ª e Gabrielle Lemes a 34ª. Vittoria divulgou suas impressões do evento em seu Instagram, comentando: "Natação em 2º! Fazia tempo que eu não nadava com essas variações, mas tá valendo! As transições? Um desastre. Ficar longe do Circuito faz diferença MESMO. Corrida em 17’56" — não é a melhor, mas com o que rolou ultimamente, 3’35"/km de pace tá dentro. Moral da história: não dá pra ficar longe do circuito! Esqueci até como desmontava na road e como era o pré-prova. Agora é ajustar e voltar pro ritmo".