Old School: Rosana Merino
Rosana Merino, uma vida dedicada ao esporte
Redação
Muitos conhecem a Coach Rosana Merino, treinadora da equipe RM Sports, de Campinas (SP), mas poucos da nova geração sabem que ela foi uma das melhores triatletas do Brasil na década de 90.
Nascida numa família de atleta, seu pai, Hilario Rodrigues dos Santos, foi jogador de futebol e sempre incentivou as práticas esportivas.
Devido uma bronquite asmática diagnosticada em sua irmã mais velha, todos foram levados à pratica da natação. Tendo um pai estudioso e treinador, cresceu lendo livros e vendo reuniões de técnicos e atletas em sua casa.
Rosana foi nadadora dos seis aos 21 anos, onde conquistou muitos títulos (entre eles, 36 vezes campeã paulista e 12 vezes campeă brasileira). Ela fez faculdade de Educação Física e depois de largar a natação de alto rendimento, decidiu fazer um esporte onde pudesse se divertir, sem grandes compromissos.
"Na minha primeira prova em Itapira, venci; e na segunda, em Santos, fiquei em terceiro. Resultado este que fez me dedicar profissionalmente ao triathlon por muitos anos. Fiz provas até 2005, onde fui Campeã Mundial de Aquathlon, em Honolulu, Havai", relembra ela.
Além do triathlon, Rosana fez muitos esportes paralelos, como corridas de rua, ciclismo e provas de aventura, e ensina: "Essas provas você tem que ter cabeça fria e estar consciente de que independente de qualquer adversidade, você tem que prosseguir.”
ACIDENTE CIRÚRGICO
Em fevereiro de 2011, ao acompanhar de moto seus atletas em um treino de ciclismo, Rosana sentiu forte dor nas costas, e isso não a deixou dormir por muitos dias.
Procurou ajuda médica e foi encaminhada a uma cirurgia na coluna. Ao ser informada que o procedimento era relativamente simples, resolveu encarar a "faca"...
Para ter ideia do que aconteceu, nada melhor do que o relato emocionado da própria: