Petição para reconsiderar o sistema de qualificação de AGs para Kona

Mark Allen entregou nesta terça uma petição para que o atual sistema seja revisado

Petição para reconsiderar o sistema de qualificação de AGs para Kona

O Grupo Ironman divulgou, em julho, uma grande alteração (confira aqui) no sistema de qualificação de triatletas amadores para o Mundial de Ironman, no Havaí, valendo para a prova de 2026. Entretanto, na prática, o que se viu nas primeiros eventos que utilizaram o novo sistema foi uma redução significativa no número de mulheres classificadas para Kona.

Este desequilíbrio motivou a lenda do triathlon mundial Mark Allen, seis vezes vencedor de Kona, a ser o primeiro a assinar uma petição para revisão do sistema. Como ele mesmo afirma, não é um confronto, mas uma colaboração. Abaixo, leia o comunicado de Allen.

"Mais de 4.500 triatletas de todos os cantos do nosso esporte se uniram para assinar uma petição pedindo respeitosamente ao CEO da IRONMAN, Scott DeRue, que reconsidere o novo sistema de qualificação por faixa etária para o Campeonato Mundial de Ironman em Kona. Tive a honra de ser a primeira a assinar e de servir como ponto de contato para essa voz coletiva.

Em uma demonstração notável de liderança e respeito pelas mulheres no triathlon, Scott reservou um tempo em sua agenda lotada no Campeonato Mundial de 70.3 na Espanha para conversar comigo por telefone por quase uma hora. Discutimos as questões levantadas na petição, especialmente como o sistema atual está impactando as oportunidades de qualificação das mulheres, e ele compartilhou a profundidade de suas reflexões e os dados que embasaram sua criação.

Foto: Rodrigo Eichler @rodpix

Não chegamos a conclusões, mas uma coisa ficou clara: ele e sua equipe estão ouvindo. Isso importa.

Hoje, terça-feira, 11 de novembro, entregarei pessoalmente a petição — que já se aproxima de 4.600 assinaturas, incluindo várias ex-campeãs mundiais de Ironman — a Scott DeRue e sua equipe no Ironman Group.

Não se trata de confronto. Trata-se de colaboração, de defender a justiça e a igualdade no esporte que tanto nos proporcionou.

A todas as atletas que assinaram e a todas as mulheres que já sonharam em correr pela Ali‘i Drive, saibam disto: suas vozes estão sendo ouvidas e continuarei apoiando o seu direito de competir por Kona em igualdade de condições.

Atenciosamente,
Mark Allen, 6 vezes Campeão Mundial do Ironman"