Preview: Ironman Cozumel, belo e imprevisível

Prova será neste domingo e Fernando Toldi será o Brasil entre os PROs

Preview: Ironman Cozumel, belo e imprevisível

Neste domingo será realizado o Ironman Cozumel, no México, válido como Campeonato Latino-Americano de Ironman. Uma prova conhecida por ser disputada num lindo cenário, com a etapa de 3.8km de natação em águas quentes, límpidas e com correnteza a favor, o ciclismo de 180km em percurso plano, de três voltas em bom asfalto e a maratona final também plana, com menos de 50 metros de elevação total.

Olhando assim, parece ser um evento propício para bater os recordes pessoais, entretanto, Cozumel é traiçoeira! A natação realmente não muda muito, mas se o vento entrar com força durante a etapa de ciclismo, vencer esta resistência e segurar nos extensores da bike já viram desafios e, nos 42.2km finais de corrida, quando a temperatura e a umidade estiverem altas, é um sol pra cada um no cênico Caribe.

RECORDE


Em provas oficiais de Ironman, o melhor tempo já registrado foi em Cozumel, no ano de 2021, quando o norueguês Kristian Blummenfelt fez incríveis 7:21:12 em sua estreia na distância Full, mas, veja bem… as parciais foram de 39:40 (como!?) na natação, 4:02:40 no ciclismo e 2:35:24 na maratona.

Esse continua sendo o melhor tempo registrado de todos para um Ironman, mas acaba questionado pelas condições irreais da etapa de natação, que teve uma correnteza a favor absurda. O dinamarquês Magnus Ditlev fez 7:23:24 no Challenge Roth de 2024, em condições normais de natação, e acaba que é reconhecido por muitos como o verdadeiro recorde da distância Ironman.

Fernando Told. Foto @rodpix

HOMENS


Na categoria profissional masculina nosso destaque é para o brasileiro Fernando Toldi, atleta muito comprometido e de destaque no cenário da longa distância nacional. Ele vai em busca de uma das quatro vagas disponibilizadas para o Mundial de Ironman de 2026, em Kona, Havaí, além da premiação de US$ 15.000 para o campeão.

Para "atrapalhar" a vida de Toldi, destacamos o norte-americano Matthew Marquardt, que já disputou quatro provas de IRONMAN nesta temporada, incluindo vitórias em Cairns e Lake Placid; o francês Arthur Horseau, o alemão Paul Schuster, o veterano Michal Weiss e os portugueses Alexandre Nobre e Filipe Azevedo. Outros dois grandes favoritos que estavam inscritos já avisaram que não vão mais participar: o alemão Patrick Lange, por motivo de doença, e o norte-americano Sam Long, que competiu no IRONMAN Arizona - onde foi 2º colocado - no último fim de semana.

MULHERES


A austríaca Lisa Perterer é o grande nome na prova feminina e competiu no T100 Dubai no último fim de semana, onde foi a 7ª colocada. Esse ano ela foi vice-campeã do IRONMAN Lake Placid, perdendo apenas para quela que viria a ser a campeã mundial de IRONMAN de 2025, a norueguesa Solveig Løvseth,

Para fazer frente à Lisa, temos a sueca Sara Svensk - campeã de Cozumel em 2021 - que se destaca após o 8º lugar em Kona e o 12º no recente Mundial de Ironman 70.3, em Marbella, além da norte-americana Danielle Lewis.

HORÁRIOS


A prova de Cozumel acontecerá neste domingo, dia 23 de novembro. Os profissionais masculinos largarão às 7h, horário local. Isso corresponde às 9h no horário de Brasília. A prova feminina começará dois minutos depois. Não haverá transmissão ao vivo pelo YouTube neste fim de semana, em Cozumel. No entanto, pode-se acompanhar as parciais pelo aplicativo IRONMAN Tracker.