Preview: Ironman Nice World Championship

Mundial que acontece neste domingo(14) reúne os melhores do Ironman em Nice, na França

Preview: Ironman Nice World Championship

O palco está pronto para um confronto eletrizante em Nice, França, com os melhores triatletas profissionais e amadores do mundo se reunindo para o Campeonato Mundial de Ironman masculino de 2025, neste domingo, 14 de setembro.

A lista de profissionais repleta de estrelas inclui ex-campeões mundiais do Ironman , pódios em campeonatos mundiais, competidores do Ironman Pro Series e uma série de estrelas em ascensão, todos prontos para enfrentar a Côte d'Azur.

No total, o icônico Campeonato Mundial reunirá quase 60 dos melhores triatletas profissionais do mundo para competir pelo cobiçado título de Campeão Mundial, 6.000 pontos no ranking mundial Pro Series, além de uma parte do prêmio profissional dos US$ 375.000, com o vencedor levando para casa US$ 125.000.

A lista de largada masculina de 2025 inclui quatro ex-campeões mundiais incluindo o atual campeão e tricampeão Patrick Lange (DEU), que usará o número um do bib. Lange conquistou seu terceiro título em Kona no ano passado e retorna a Nice – onde terminou em segundo em 2023 – com o objetivo de fortalecer ainda mais seu legado. O alemão ainda não atingiu seu auge neste ano, mas quem descartaria o homem feito para as maiores etapas de um quarto título?

Sam Laidlow (FRA) conquistou seu título no Campeonato Mundial em Nice há dois anos – essa vitória em casa fez do francês o mais jovem vencedor de um triathlon no Campeonato Mundial de Ironman. Após um início de ano marcado por lesões, Laidlow agora está encontrando a forma no momento perfeito e chega a este Mundial após uma vitória no inaugural do Ironman Leeds no mês passado.

O novo método norueguês tem se mostrado bastante evidente nesta temporada, com o campeão mundial de 2021, Kristian Blummenfelt (NOR), indiscutivelmente o melhor e mais consistente atleta masculino deste ano, conquistando vitórias no Memorial Hermann IM Texas North American Championship, no Mainova IM Frankfurt European Championship e no IM 70.3Aix-en-Provence.

Mundial de Ironman Nice: Start List PRO e resultados 2023
Quem vence em Nice?

Buscando uma pontuação perfeita na IM Pro Series, Blummenfelt ocupa atualmente o terceiro lugar na classificação, e uma vitória em Nice o colocaria no caminho para se tornar o primeiro atleta a conquistar os títulos do IM World Championship e do IM Pro Series no mesmo ano.

O compatriota nórdico e campeão mundial de IM de 2022, Gustav Iden (NOR), teve uma temporada discretamente bem-sucedida até o momento, recuperando sua plena forma após alguns anos de lesão, com um sólido quarto lugar no Frankfurt European Championship em junho, estabelecendo um marco ameaçador para seus concorrentes.

Também retornam à linha de largada do Campeonato Mundial de IM os pódios do ano passado, Magnus Ditlev (DNK) e Rudy Von Berg (EUA). Ditlev detém o título do Campeonato Africano de IM após sua vitória no início da temporada em Gqeberha, África do Sul, enquanto Von Berg tem tido uma temporada tipicamente consistente, com dois pódios já conquistados. Léon Chevalier, quarto colocado no Campeonato Mundial do ano passado, também retorna com tudo para disputar. O francês espera subir ao pódio no Campeonato Mundial pela primeira vez, além de garantir pontos importantes para manter sua liderança na tabela de classificação do Pro Series.

Sam Laidlow (FRA)

O IM Pro Series adiciona mais uma camada de intriga ao Campeonato Mundial de Iroman, com 17 dos 20 melhores homens da classificação geral – incluindo nove dos 10 melhores – se alinhando em Nice.

Fortes concorrentes que atualmente estão entre os 10 primeiros na classificação do Pro Series são Matthew Marquardt (EUA), que conquistou sua primeira e segunda vitórias no IM em Cairns e Lake Placid este ano; Kristian Høgenhaug (DNK), terceiro colocado no Pro Series do ano passado, com dois segundos lugares no IM em 2025; Cameron Wurf (AUS), sétimo colocado em Kona no ano passado; e o terceiro membro do contingente norueguês, Casper Stornes, que conquistou dois pódios em suas duas últimas provas.

Patrick Lange (ALE)

Acrescentando-se a isso dois atletas olímpicos em transição para o triathlon de longa distância pós-Paris: Marten Van Riel (BEL) e Jonas Schomburg (DEU), cada um com potencial para subir ao pódio em Nice, além de um talento indiscutível sob duas rodas. Embora atualmente se recuperando de uma lesão no tornozelo e com status questionável para competir, Van Riel tem sido explosivo na meia distância no último ano e causou impacto imediato em sua estreia no IM em Cozumel, liderando a maior parte da bike até sofrer um acidente infeliz. Buscando a qualificação para o Campeonato Mundial de IM, o belga voltou a se concentrar no Campeonato Africano de IM em março, terminando em segundo lugar, atrás do dinamarquês Ditlev.

O alemão Schomburg tem sido igualmente impressionante, terminando em terceiro na África do Sul.

Sam Long (EUA) é outro candidato. Vencedor do IM Chattanooga do ano passado, o americano favorito dos fãs ostenta uma das melhores combinações de bike e corrida do esporte e disputará apenas seu segundo Campeonato Mundial de Ironman em Nice.