Preview Ironman Western Australia

Prova marca a despedida de Els Visser

Preview Ironman Western Australia

Neste domingo será realizada a última prova de IRONMAN (full) de 2025, o IRONMAN Western Australia, válido também como Campeonato da Ásia-Pacífico. O evento oferece quatro vagas (para cada sexo) para o Mundial de Ironman de 2026, no Havaí e uma premiação total de US$ 150.000.

O PERCURSO


Considerado por muitos como um dos mais fotogênicos do calendário, o clima de cidade litorânea de Busselton certamente oferece um cenário deslumbrante para esta última edição de 2025. A temperatura média da água deverá ser de 19°C, com a temperatura do ar entre 16°C e 22°C.

Os atletas partirão da orla de Busselton para a natação de 3,8 km, completando um circuito de duas voltas ao longo do percurso costeiro antes de entrar na área de transição 1 no Signal Park, na praia de Busselton.

O percurso de ciclismo de 180 km leva os competidores por um trajeto plano e rápido de duas voltas ao longo da costa e para o espetacular Parque Nacional da Floresta de Tuart, enquanto a maratona de 42,2 km é um percurso relativamente plano de quatro voltas que leva os atletas ao longo da costa e oferece vistas incríveis da Baía de Geographe.

HOMENS


Na categoria masculina, após a desistência do grande favorito, o francês Sam Laidlow, os destaques serão os australianos Sam Appleton e Nick Thompson, e o neozelandês Mike Phillips.

Els Visser

MULHERES


Vale acompanhar e torcer pela holandesa Els Visser, de 35 anos, que fará sua última prova de Ironman como profissional. Fenella Langridge também é outro grande nome na disputa, mesmo após um ano convivendo com lesões. Além delas, destaque para a holandesa Lotte Wilms e a suíça Alanis Siffert.

PARA ACOMPANHAR


Não haverá transmissão completa do evento; no entanto, a IRONMAN fará uma transmissão ao vivo da linha de chegada em seu site, e você poderá acompanhar todos os atletas no aplicativo Tracker.

A prova profissional masculina começa no domingo, 7 de dezembro, às 7h, horário local, enquanto a prova feminina deve entrar na água apenas cinco minutos depois. No Brasil, isso será às 20h do sábado anterior.