Preview World Cup San Pedro de la Paz

Cidade chilena recebe pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo

Preview World Cup San Pedro de la Paz
Vittoria Lopes. Foto: Rodrigo Eichler @rodpix

San Pedro de la Paz, no Chile, estreia na Copa do Mundo de Triathlon como um novo capítulo no calendário, apenas uma semana após Viña del Mar. Os grupos de elite, tanto masculinos quanto femininos, são praticamente os mesmos, com muitos atletas optando por competir em ambas as provas. No entanto, o percurso em San Pedro promete condições bem diferentes, que podem gerar resultados inesperados. O formato sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) apresenta uma natação tranquila na Laguna Grande, um percurso de ciclismo técnico e fisicamente exigente pelas avenidas da cidade e uma corrida final rápida e plana que atravessa áreas residenciais e florestais.

Situada entre o Rio Biobío e o Oceano Pacífico, e parte da região metropolitana de Concepción, San Pedro de la Paz oferece um cenário deslumbrante que desafia os atletas a se adaptarem rapidamente a um novo ambiente e a um conjunto diferente de pistas de percurso.

PROVA FEMININA


A luxemburguesa Jeanne Lehair, vestindo o número um, entra como favorita mais uma vez, após sua vitória em Viña del Mar no último domingo. Conhecida por seu ciclismo robusto, corrida veloz e natação consistente, Lehair deve se destacar na natação mais tranquila de San Pedro e pode assumir o controle desde o início, construindo confiança em sua forma. Seus pontos fortes equilibrados a tornam um alvo difícil de alcançar, especialmente se ela conseguir vantagem nos estágios iniciais e manter o ritmo nos segmentos técnicos do ciclismo.

Sara Guerrero Manso, da Espanha, surge como a principal adversária. Depois de terminar em segundo lugar em Viña del Mar, ela demonstrou um bom ritmo e uma forma que sugerem uma chance real de conquistar sua primeira vitória na Copa do Mundo. Guerrero Manso já mostrou consistência em pódios nesta temporada e estará ansiosa para traduzir isso em uma vitória nesta etapa. Miriam Casillas, compatriota de Guerrero Manso, é outra corredora cuja força pode ser decisiva. Casillas sempre foi uma corredora forte e buscará melhorar seu resultado após terminar em quarto lugar em Viña del Mar, visando converter essa forma em um pódio em San Pedro. Outra favorita é a experiente brasileira atleta olímpica Vittoria Lopes, que terá a companhia das jovens compatriotas Giovanna Lacerda e Gabrielle Lemes.

PROVA MASCULINA


O espanhol David Cantero voltará a usar o número um pela segunda semana consecutiva e buscará melhorar seu bronze em Viña del Mar. Após ter tido tempo para se aclimatar ao fuso horário, clima e altitude do Chile, Cantero passou a semana treinando em San Pedro e tentará recuperar o fôlego necessário para disputar a vitória. Com uma provável prova sem roupa de neoprene liberada na natação, Cantero e o brasileiro Manoel Messias encontrarão um ritmo desafiador etapa inicial, já que será ditado pelo favorito local Diego Moya (CHI), cuja estratégia é deixar os nadadores mais rápidos para trás logo no início e abrir vantagem na corrida.

A vantagem de nadar em casa torna Diego Moya um adversário perigoso, principalmente se ele conseguir manter a liderança durante a primeira transição. Reese Vannerson (EUA) e Callum McClusky (AUS) são corredores fortes cuja velocidade pode mantê-los na disputa até as etapas finais.

André Buc (CHI) continua sendo um ponto a ser observado como possível atacante no final da prova; após quase alcançar o pódio em Viña del Mar devido a uma penalização de 10 segundos, ele estará extremamente motivado para se recuperar e demonstrar que sua forma física melhorou.

Os atletas espanhóis Antonio Serrat, Izan Edo e Sergio Baxter trazem uma combinação de resistência e velocidade para o ciclismo e a corrida, posicionando-se como ameaças aos líderes caso consigam manter o mesmo nível de desempenho nas duas etapas. Além de Manoel Messias, o Brasil estará representado também por Kauê Willy, Antônio Bravo Neto e Vinicius Avi Santana.

TRANSMISSÃO


Ambas as provas acontecerão neste domingo, 9 de novembro. A Feminina começa às 10h30, horário local e de Brasília, e a Masculina tem início duas horas depois. A transmissão será TriathlonLIVE.tv, mediante assinatura.