PTO e World Triathlon redefinem o futuro do Triathlon: T100; T50...
Triathlon World Tour e Challenger Series serão as novas divisões do Triathlon
Redação
A Organização de Triatletas Profissionais (PTO - Professional Triathletes Organisation) e a World Triathlon anunciaram a introdução de um novo Circuito Mundial de Triathlon.
Como parte dessa grande reestruturação, a atual série T100 passará a se chamar T100 World Championship Series, enquanto a série WTCS será transformada em T50 World Championship Series.
Além das séries T100 e T50 World Championship Series, a PTO e a World Triathlon estão lançando uma nova divisão chamada de Challenger Series.
Essa série será composta por eventos que atualmente fazem parte da Copa do Mundo de Triathlon, entre outras distâncias, e tem como objetivo servir de trampolim classificatório para as principais provas da primeira divisão. No total, a nova estrutura espera agregar cerca de 100 provas, a partir de 2027, na nova estrutura, com novos eventos que serão anunciados em 2026.
Um dos principais focos do novo Triathlon World Tour será o aumento da cobertura de transmissões ao vivo, com o objetivo de levar o esporte a um público mais amplo e popular, alem de colocar as principais e consolidadas distâncias Sprint, Standard e 100km embaixo de uma mesma marca - guarda-chuva. Os detalhes completos do novo formato devem ser revelados no início de 2026, conforme anunciado.
Um dos objetivos primordiais de ambas as organizações é, claramente, introduzir mais uniformidade e clareza ao calendário internacional de provas – uma questão que há muito tempo é alvo de críticas na comunidade do triathlon devido ao grande número de campeonatos e entidades organizadoras.
A partir da próxima temporada, o WTCS será oficialmente chamado de World Triathlon Championships Series de 2026. Em 2027, a transição será concluída, com a série sendo totalmente renomeada como Triathlon World Tour, composta pelos Campeonatos Mundiais T100 e T50.

CALENDÁRIO
A PTO e a World Triathlon também finalizaram as sedes restantes para o Circuito Mundial de Triathlon T100 de 2026. O calendário atualizado traz nove eventos T100 e uma estrutura ajustada que reduz as participações obrigatórias - grande reclamação este ano - para atletas profissionais, mantendo, ao mesmo tempo, um caminho competitivo rumo à Final do Campeonato Mundial no Catar.
No novo modelo, atletas profissionais do sexo feminino e masculino não competirão mais juntos nos fins de semana compartilhados do T100. Em vez disso, cada um disputará quatro eventos individuais antes de se encontrarem na final da temporada, no Catar. O ranking do Campeonato Mundial será determinado pelos três melhores resultados de cada atleta nos eventos T100, além do seu desempenho na final.
Calendário T100 de 2026
Gold Coast, Pro Feminino, 21 a 22 de março
Singapura, Pro Masculino, 25 a 26 de abril
Espanha, Pro Feminino, 23 a 24 de maio
São Francisco, Pro Masculino, 6 a 7 de junho
Vancouver, Pro Feminino, 15 a 16 de agosto
Riviera Francesa, Pro Masculino, 19 a 20 de setembro
Dubai, Pro Feminino, 12 a 15 de novembro
Arábia Saudita, Pro Masculino, novembro
Catar, Final do Campeonato Mundial T100, 11 a 12 de dezembro
Dois eventos adicionais do Campeonato Mundial de Triathlon contribuirão para uma temporada mais ampla com onze provas. A etapa da Copa do Mundo Indoor T1 em Lièvin, França, contará com 200m de natação, 2,8km de ciclismo e 1km de corrida, todas realizadas em ambiente fechado e transmitidas ao vivo. Em julho, o evento do Campeonato Mundial de Triathlon (WTCS) em Londres substituirá o T100 profissional e será realizado em paralelo com o T100 de Londres para atletas amadores.
Competições para atletas amadores
As competições para atletas amadores acompanharão quase todas as etapas do T100 Tour. Nos eventos de Gold Coast, Singapura, Espanha, Londres, Vancouver e Dubai, os atletas amadores terão acesso à distância de 100 km, entre outras opções. As etapas da Riviera Francesa e de São Francisco oferecerão oportunidades para atletas amadores por meio de parcerias com o Saint-Raphaël Triathlon e o Escape from Alcatraz Triathlon, respectivamente.