Publicado: Resultado da zona de vácuo em Roth pode mudar o triathlon
Será o fim do vácuo? Veja os resultados aqui
Redação

O tradicional triathlon de longa distância, o Challenge Roth, disputado na Alemanha, há pouco mais de 1 semana, publicou os resultados do "vácuo" dos atletas de elite, conforme pré-acordado antes da prova entre os mesmos e a organização.
Essa ação escancara, expõe, todos os atletas mostrando o quanto tempo eles entraram na zona de vácuo durante a prova, principalmente no "yoyo", movimento em que o atleta entra na zona de vácuo para ultrapassar e diminui a velocidade, não ultrapassando, retornando a zona permitida atrás do ciclista à sua frente, que por sua vez, seria ultrapassado.
Tudo isso graças ao dispositivo usado na prova, o Race Ranger, que através de luzes informa aos atletas a zona legal (20m) e a zona de vácuo (-20m).
Todos os atletas tem até 25s para realizar as ultrapassagens. Ao ver que não será possível realizar a ultrapassagem, o atleta deve retornar ao ponto legal, para trás - no Challenge Roth são 20m a distância legal. O grande ponto é que esse movimento pode ser natural ou também intencional.
No relatório anexo, no final desta página, é possível perceber um atleta com mais de 20min na zona de vácuo durante os 180km. Os líderes no ciclismo e vencedores da prova tiveram zero segundos de zona de vácuo.
Análise
Ao tornar público, o grande ponto é o comparativo com o resultado de outras provas a serem realizadas, podendo surgir análises mais assertivas e até novas regras - acabando ou diminuindo com o grande e temido VÁCUO, grande ponto negativo no esporte.
Nos resultado a seguir o RACE RANGER consegue até declarar em qual "roda" o triatleta ficou mais tempo atrás na zona de vácuo.
A exposição do resultado trará um comportamento cada vez melhor dos triatletas nas provas, pelo menos no grupo da elite.
Mas a pergunta que fica? E os amadores, como fazer? Veja as métricas do Race Ranger no link abaixo: