Qual a importância do destreinamento?
As várias opções que podem te ajudar neste período
Redação
Para qualquer objetivo é necessário um planejamento bem organizado e estruturado a partir de um método; no treinamento esportivo amador ou profissional não é diferente.
Hoje o treinamento está tão difundido no mundo que acabamos tendo acesso fácil a inúmeras escolas e métodos que se diferem em muitos pontos, embora apresentem semelhanças. Uma delas é a separação em ciclos (olímpico, semestral, trimestral, bianual, anual, bimestral, mensal, quinzenal e semanal, por exemplo). Dependendo da duração de cada um deles, teremos um macrociclo,
onde em cada um desenvolve-se única qualidade física ou variável fisiológica.
O Período de transição ou destreinamento é um outro ponto importante comum
às escolas e metodologias de treinamento e pode ser caracterizado como o "processo ou período de mudança de um estado ou condição para outro estado ou outra condição". Geralmente ocorre no fim de uma temporada e nem sempre coincide com a época do fim de ano.
Esse período ocorre logo após uma competição-alvo, onde cada atleta normalmente tem uma a três importantes e selecionadas provas dentro de um período de 12 meses.
Não somente recuperar de um estresse físico, um dos objetivos desta fase é a adequada recuperação metabólica e fisiológica, provenientes da soma de um estresse fisico, mental e emocional de uma temporada e etapa anterior e preparar-se para uma nova, descansado e bem disposto.
Alguns atletas assessorados por seus treinadores optam por não fazerem nada
durante este período, outros preferem treinar leve e reduzir abruptamente o volume e intensidade; uma opção também é utilizar alguma outra atividade/esporte para manter-se ativo.
Interessante é que o atleta não caia totalmente num estado de inatividade para que a a sua condição física não reduza muito, mas que altas intensidades sejam deixadas de lado.
Em esportes individuais, atividade coletivas podem ser bem interessantes, sendo primordial que o atleta busque prazer no que estiver fazendo.
Bruno Boppré
Treinador Multiesportes,
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício pela UGF