Race Ranger terá dados revelados no Challenge Roth
Em decisão unânime dispositivo que mede o vácuo será publicado após a prova pela primeira vez
Rodrigo Eichler

Uma pequena decisão com um grande impacto: no briefing profissional oficial do DATEV Challenge Roth 2025, na noite desta sexta-feira, antes da prova, os principais atletas participantes da elite decidiram por unanimidade tornar públicos os dados do inovador sistema Race Ranger após a competição, que ocorre na madrugada deste domingo na Alemanha.
Isso nunca aconteceu antes em nenhuma prova e é um passo claro em direção a uma maior transparência e justiça no triathlon.
A iniciativa partiu de ninguém menos que o campeão mundial de Ironman, Sam Laidlow. Ele perguntou por que os dados do sistema nunca foram divulgados publicamente. O diretor da prova, Felix Walchshöfer, aproveitou a ideia e perguntou aos atletas profissionais se eles queriam votar juntos e se havia alguma razão válida contra a publicação.
A resposta: silêncio contemplativo seguido de aplausos unânimes. Um forte sinal para uma competição justa nas provas.
Inovador
"Queremos promover a transparência e a justiça no esporte"
disse o diretor da prova, Felix Walchshöfer, que deliberadamente deixou a decisão nas mãos dos profissionais.
"O fato de todos estarem remando na mesma direção aqui é um sinal forte e inovador para o triathlon. Roth está mais uma vez liderando o caminho."
Laidlow também se mostrou satisfeito com a decisão e olhou para o futuro:
"A pequena decisão que você acabou de tomar fará uma grande diferença para as competições justas. Você é um gênio. Vejo os outros eventos seguirem o que você faz."
disse o francês após o briefing.
O que é o Race Ranger?
O Race Ranger é um sistema eletrônico de última geração para controle de distância em triathlons. Ele foi desenvolvido para auxiliar o comportamento em conformidade com as regras no percurso do ciclismo, em particular para evitar o "drafting" (vácuo não autorizado).
O sistema consiste em dois dispositivos compactos que são fixados nas rodas dianteiras e traseiras das bikes dos atletas. Usando sensores precisos, eles medem continuamente a distância entre os atletas. O feedback é fornecido em tempo real por meio de sinais de LED coloridos, permitindo que os atletas vejam imediatamente se estão mantendo a distância mínima exigida de 12 metros.
No DATEV Challenge Roth 2025, o Race Ranger será usado novamente no cenário profissional após sua estreia no ano passado.