Russo e americana vencem Ultraman Havaí 2025
Max Kniazev e Kenna Supkis foram os campeões no desafio havaiano
Redação
Realizado no último final de semana, dias 28, 29 e 30 de novembro, o Ultraman Havaí teve o russo Max Kniazev e a americana Kenna Supkis como campeões.
O Ultraman, que teve sua primeira edição em 1983, é um dos desafios mais extremos e lendários do mundo, uma prova de ultra resistência que acontece na “Big Island” (Ilha Grande) do Havaí — geralmente no fim de semana do “Thanksgiving”. A prova tem formato de três dias consecutivos, com a distância total sendo de 515 km. A divisão das etapas é:
Dia 1
Natação: 10 km no mar aberto + Ciclismo: 145 km
Dia 2
Ciclismo: 276 km
Dia 3
Corrida: 84 km
A prova exige não apenas preparo físico excepcional, mas também resistência mental, estratégia e apoio logístico — os atletas obrigatoriamente participam acompanhados por uma equipa de apoio. O maior vencedor do evento é a lenda do triathlon brasileiro, o curitibano radicado no Rio de Janeiro, Alexandre Ribeiro. No Brasil, o evento nos mesmos moldes e distância acontece desde 2014, o UB515, já conhecido como Ultraman Brasil.

2025
Na prova deste final de semana, Kniazev teve um desempenho impressionante, registrando o tempo de 21:27:36, o segundo melhor da história do Ultraman. O espanhol Juan Bautista Castilla terminou mais de duas horas atrás, enquanto o japonês Terumasa Matsuda conquistou o terceiro lugar, 2 minutos e 27 segundos atrás do campeão.
A prova feminina teve uma disputa bem mais acirrada, já que Kenna Supkis garantiu o título mundial com o tempo de 29:24:25, superando Anna Gallardo, que cruzou a linha de chegada apenas 19 minutos depois. O terceiro lugar ficou com a filipina Jennifer Uy, quase cinco horas atrás da vencedora.