Sam Long vence com recorde em Pucón

Americano bateu o recorde de Lionel Sanders , Igor Amorelli é o 6º e Luis Ohde o 9º. Marta Sanchez vence entre as mulheres, Pamella é 4ª colocada

Sam Long vence com recorde em Pucón


Com novo recorde da prova, o americano Sam Long venceu o Ironman 70.3 Pucón 2024 junto com a espanhola Marta Sánchez, neste domingo, em versão que ficou marcada por uma dura etapa de natação com chuva, vento e ondas no Lago Villarica.

A água agitada não afetou o desempenho do chileno Vicente Trewhela comandando a saída dos homens rumo a longa (1km) T1. No ciclismo ele conseguiu se manter na liderança até pouco mais da metade, quando o americano Sam Long começou a mostrar seu talento sobre duas rodas.

O atleta norte-americano foi o quinto a sair para pedalar, assumindo a liderança sem hesitar, no km 50.

Na corrida, Long só ficou mais forte apesar de ter tido uma leve pressão do chileno Martín Ulloa nos primeiros quilômetros.

Long foi absoluto marcando a melhor parcial do dia na corrida (1h14) e nos 90km de ciclismo (1h59), para fechar com o tempo recorde da prova em 3 horas, 46 minutos e 31 segundos, baixando em mais de 2 minutos a marca estabelecida em 2018 pelo canadense Lionel Sanders.

O argentino Luciano Taccone (3:53:11) alcançou na terceira volta mais um 2º lugar, após ser vice-campeão em 2022, e Ulloa fechou o pódio (3:53:40), com o melhor tempo de um chileno na história de Pucón.

Sanchez de ponta a ponta

Com o tempo de 4:19:18, Marta Sánchez conquistou a terceira vitória espanhola consecutiva em Pucón, depois de Javier Gómez Noya (2022) e Antonio Benito (2023).

A equatoriana Elizabeth Bravo iniciou a corrida ao lado da americana Brittany Higgins – pódio em 2023 – mas acelerou o ritmo e conseguiu ultrapassar Bárbara Riveros para se firmar na segunda posição com 4:26:07, enquanto Rioveiros cruzou o linha de chegada em terceiro lugar em 4:27:48, superando a brasileira Pamella Oliveira que ficou em quarta.

" Mesmo com poucas semanas de treinos, fora do pódio e da vaga para o mundial eu dei o meu melhor". - disse a capixaba Oliveira, atual campeã do Ironman Brasil.

Os brasileiros sentiram principalmente o ritmo forte no ciclismo da competição. Amorelli acabou em 6º e Luis Ohde em 9º entre 11 atletas na Elite. O paulista Danilo Melo, 5º ano passado, acabou abandonando na natação onde vomitou e foi retirado da água.