Strava divulga Relatório Anual de Tendências Esportivas

O 12º Relatório Anual de Tendências Esportivas da Strava revela as principais tendências de fitness para 2025

Strava divulga Relatório Anual de Tendências Esportivas

A Strava, o aplicativo para pessoas ativas com mais de 180 milhões de usuários em mais de 185 países, lançou seu 12º Relatório Anual de Tendências Esportivas. Ele revela uma mudança na forma como as gerações mais jovens estão escolhendo se conectar. De acordo com a Strava, elas estão deixando de lado as redes sociais e se exercitando.

O relatório, baseado em bilhões de atividades e insights de pesquisas com mais de 30.000 pessoas, identifica uma tendência clara: a Geração Z (nascidos aproximadamente entre 1995/1997 e 2010/2012) está deixando de lado a navegação passiva e se voltando para experiências ativas no mundo real.

GERAÇÃO Z


Em 2025, a Strava observou que a Geração Z priorizou o movimento: corrida, competições de todas as distâncias, conexão com outros corredores em grupos de corrida e musculação, tanto para melhorar a aparência quanto para o bem-estar.

Michael Martin, CEO da Strava, afirmou: “Como o grupo demográfico que mais cresce na Strava, sabemos que a Geração Z busca experiências reais, não mais tempo olhando para telas. Essa geração está reescrevendo as regras e estamos comprometidos em construir a plataforma que manterá as pessoas conectadas e em movimento juntas por muitas gerações.”

O relatório destaca as mudanças nas prioridades da Geração Z:


Mais da metade da Geração Z planeja usar o Strava com mais frequência em 2026, enquanto a maioria afirma que usará o Instagram e o TikTok na mesma proporção ou menos.

A Geração Z tem 75% mais chances do que a Geração X de dizer que sua principal motivação para se exercitar é uma corrida ou evento.

64% da Geração Z disseram que preferem gastar dinheiro com equipamentos do que com um encontro.

Para cada dois minutos que um assinante passa no Strava, ele passa uma hora ao ar livre se exercitando.

TENDÊNCIAS

A corrida continua sendo o esporte mais popular no Strava, mas a caminhada conquistou o segundo lugar como o tipo de atividade mais registrado.

Musculação: A Geração Z tem o dobro de chances do que a Geração X (nascidos aproximadamente entre 1965 e 1980) de dizer que a musculação é seu esporte principal, com 61% a mais citando a estética como objetivo. As mulheres também tiveram 21% mais chances do que os homens de registrar musculação no Strava em 2025.

Multisport: Mais da metade dos usuários do Strava (54%) agora registram várias atividades. No entanto, o dobro da Geração Z... Tanto a Geração Z quanto a Geração X dizem que começar um novo esporte pode ser intimidante.

Iniciantes: Os dados da Runna (um aplicativo de treino de corrida que oferece planos de treino personalizados e este ano foi adquirido pelo Strava) mostraram que a maioria dos usuários se classifica como iniciante (26%) ou intermediária (34%), com 86% dos corredores conectados à Runna alcançando seu melhor desempenho pessoal este ano.

INVESTIMENTO


Apesar de 65% da Geração Z relatar ter sido diretamente afetada pela inflação, eles ainda estão dobrando seus gastos com atividades físicas:

30% da Geração Z planeja gastar mais com atividades físicas em 2026.
63% mais da Geração Z do que da Geração X citaram wearables como seu investimento mais significativo em atividades físicas em 2025.

O número de novos clubes no Strava quase quadruplicou em 2025, atingindo um milhão de clubes no total. Os clubes de caminhada cresceram mais rápido (5,8 vezes), seguidos pelos clubes de corrida (3,5 vezes).

Viagens ativas: 23% mais da Geração Z do que da Geração X dizem que a prática de atividades físicas durante as férias é indispensável. Os entrevistados tinham 22% mais probabilidade de passar férias dentro do país do que no exterior em 2025.

EQUIPAMENTOS


A tecnologia continua a desempenhar um papel importante no esporte, com o recurso Rotas do Strava, impulsionado pela comunidade, provando ser popular, com uma nova rota criada a cada 19 segundos ao longo do ano.

IA para treinamento: 46% dos entrevistados usariam IA como um treinador inteligente para esportes, com a Geração Z adotando a IA para treinamento em um nível mais alto.

Equipamentos de ponta: O ASICS Novablast foi o tênis de corrida mais bem avaliado, seguido pelo Nike Pegasus em segundo lugar e o HOKA Clifton em terceiro. O Apple Watch foi o dispositivo número um na categoria de relógios.

Dia de descanso: Sexta-feira surgiu como o dia menos popular para registrar um treino no Strava, tornando-se um dia popular para recuperação, descanso ou atividades como alongamento e caminhada.

Globalmente, Copenhague reivindicou o título de área metropolitana mais rápida (ritmo de corrida de 5:31min/km).

Fonte: www.strava.com