Toldi e Vittoria vencem IM70.3 Aracaju-Sergipe
Fernando Toldi e Vittoria Lopes superam adversários e calor intenso na conquista da bela e dura prova no nordeste brasileiro
Redação
A manhã deste domingo, 30, marcou momentos de redenção e celebração para Fernando Toldi e Vittoria Lopes, que finalmente transformaram o “quase” em vitória ao triunfarem no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Aracaju-Sergipe. Após ficarem muito próximo do topo do pódio em provas anteriores, os dois atletas encontraram na capital sergipana o palco ideal para atuações de alto nível — mesmo sob um calor intenso que elevou o grau de dificuldade.
Toldi, que havia competido no Ironman Cozumel uma semana atrás (onde veio a abandonar a disputa na maratona), completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida em 3h48min14. A segunda colocação ficou com o português Filipe Azevedo (3h50min25), enquanto o sul-africano Dylan Nortje fechou o pódio em terceiro (3h52min11).
Toldi já acumulava resultados consistentes ao longo de 2025, mas ainda buscava o triunfo. Em Aracaju, encontrou o equilíbrio ideal entre ritmo e estratégia. Manteve-se sempre entre os líderes desde a natação, suportou as condições duras do ciclismo e mostrou maturidade na corrida, especialmente nos quilômetros finais, quando o calor se tornou determinante. Administrou a liderança com segurança e cruzou a linha de chegada com a sensação de missão cumprida.
“Ah, é ótimo vencer. Queria muito ganhar uma etapa, e hoje, graças a Deus, deu certo. Estou muito contente. A tática de segurar um pouquinho para enfrentar o calor deu certo. Acho que você tem que conhecer muito bem seu corpo e não extrapolar no começo, porque a conta chega: você vai diminuir o ritmo, é natural. Mas tem que manter muita concentração e se hidratar bem. Hoje deu certo, consegui fazer isso muito bem, então estou muito contente com minha prova”, declarou o vencedor.
MULHERES
Já Vittoria, que vinha de um terceiro lugar no IM70.3 São Paulo e um vice-campeonato no IRONMAN 70.3 Florianópolis Latin American Championship, venceu de ponta a ponta, com o tempo de 4h13min04. O segundo lugar foi de Pietra Menghini (4h34min04) e o terceiro de Mikelle Coelho (4h35min52).
Vittoria abriu vantagem já na natação, ampliou no ciclismo e conseguiu controlar o ritmo na corrida, apesar da alta temperatura e da sensação térmica crescente. Mostrou força, técnica e resiliência, confirmando o potencial que vinha demonstrando etapa após etapa, mas que ainda não havia sido convertido em vitória no circuito este ano.
“O calor estava intenso, mas eu treinei nas últimas semanas em Fortaleza, e isso ajudou um bocadinho nessas horas. Estou feliz pelo resultado, após o primeiro lugar escapar várias vezes, e mais feliz ainda por estar bem e sem lesões. Gostaria de agradecer a torcida de Aracaju, que deu muita força na parte final da corrida”, afirmou Vittoria.
AMADORES
Entre os amadores, o melhor classificado masculino no Geral foi Lucas Cabral, em 4h07min26. Na categoria amadora feminina a mais rápida foi Ana Augusta, em 4h31min39.
Resultados – Profissional (Em atualização)
Masculino
1. Fernando Toldi (BRA) – 3h48min14
2. Filipe Azevedo (POR) – 3h50min25
3. Dylan Nortje (AFS) – 3h52min11
Feminino
1. Vittoria Lopes (BRA) – 4h13min04
2. Pietra Menghini (BRA) – 4h34min04
3. Mikelle Coelho (BRA) – 4h35min52