Tomás Rodríguez vai voltar ao Triathlon?!

Em fase final de suspensão por doping, mexicano dá sinais que vai retornar

Tomás Rodríguez vai voltar ao Triathlon?!

Em 2024, o triatleta mexicano Tomás Rodríguez Hernández causou grande impacto após uma vitória surpreendente no Ironman Texas, marcada por um recorde na maratona, com o tempo de 2:34:14 e 7:42:38 no total, superando o alemão e ícone do esporte, Patrick Lange. Após a conquista, ele acabou testando positivo para clomifeno, um hormônio e modulador metabólico listado na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA).

A Agência Internacional de Testes (ITA) aplicou uma suspensão de dois anos, que termina em 5 de junho de 2026. O atleta aceitou a sanção, mas se defendeu alegando que o teste positivo foi resultado de alimentos contaminados. Entretanto, a suspensão foi mantida.

Logo após o anúncio da suspensão, ele afirmou claramente que não tinha intenção de encerrar sua carreira, o que parece estar se concretizando, já que no início de janeiro ele publicou conteúdo de seus treinos com a frase: "De volta ao trabalho!". Agora é aguardar e ver qual prova ele vai optar para retornar e mostrar que seu resultado é fruto de muito trabalho e não do doping, que ele sempre negou.