Pâmella Oliveira e Danilo Pimentel vencem o Sesc Triathlon Caiobá

Evento comemorou 35ª edição em Matinhos-PR

Pâmella Oliveira e Danilo Pimentel vencem o Sesc Triathlon Caiobá
Fotos: Ivo Lima

Depois de alguns anos sob chuva, o sol brilhou durante a realização do Sesc Triathlon Caiobá, em Matinhos, neste domingo (3). Danilo Pimentel e Pâmella Oliveira conquistaram a vitória categoria Elite – e subiram ao pódio da prova que é considerada uma das mais importantes do cenário nacional.

Elite

Com o tempo de 1h53min41seg, Danilo Pimentel, natural de Belém-PA, cruzou a linha de chegada em uma disputa acirrada desde a largada.

“Consegui trabalhar bem no ciclismo, na segunda volta da corrida vi que estava com uma boa vantagem do segundo grupo, mas sabia que tinha forçado muito no ciclismo e que isso poderia comprometer a corrida, então tentei correr o mais forte o tempo inteiro, nunca relaxei, dei uma acelerada porque vi o João se aproximando e consegui conquistar o título do Sesc, que era o que estava faltando na minha carreira de triatleta”, comentou Danilo, que participa pela sexta vez da prova.

No feminino, Pâmella Oliveira se consagrou tetracampeã do Sesc Triathlon Caiobá em 2024. Ausente da prova desde 2018, a triatleta de Balneário Camboriú-SC retornou ao evento conquistando pela quarta vez o lugar mais alto do pódio.

“Na prova de natação eu dei um mole e acabei me perdendo um pouco do grupo maior. Esse ano eu não me dediquei muito na natação, estava confiante mais na minha bike e me dediquei à prova de ciclismo e corrida e deu certo”, comentou a triatleta que completou a prova em 2h06min09seg.

Provas

A movimentação na Praia Mansa começou a partir das 5h com a realização do check in (entrega das bikes na área de transição). As largadas começaram às 7h10 com as Categorias Speed, Mountain Bike, Trabalhador do Comércio, Revezamento e PcD (Pessoa com Deficiência) masculina e feminina, que fazem as distâncias de 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Em seguida, o pelotão de Elite e a categoria Amador Olímpico fecharam o circuito realizando o dobro das distâncias – 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

O evento encerra a temporada de verão no litoral paranaense, atraindo os fãs da modalidade e contribuindo para o turismo e desenvolvimento econômico da cidade. “O Triathlon é maravilhoso. Atrai pessoas de todo o Paraná e de outros estados, não só os atletas como também seus familiares e isso reflete no turismo, no comércio, nos restaurantes, então todo mundo fica feliz”, disse o vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt.

35ª edição

O Sesc Triathlon Caiobá chegou em sua 35ª edição. De 1989 até 2024, a única vez que o evento não foi realizado foi no ano de 2021, por conta da pandemia de Covid-19.

Ao longo desses 35 anos, a competição recebeu mais de 25 mil inscrições, sendo que a cada ano, as vagas se esgotam em questão de minutos. Em 2024, em pouco mais de quatro minutos foram preenchidas as 1.500 vagas e mais de 600 pessoas ficaram na lista de espera. Para comemorar, o Sesc PR preparou para os atletas uma camisa especial que foi entregue assim que eles concluíram a prova.

Resultados Sesc Triathlon Caiobá

Masculino

1º – Danilo Pimentel 1h53min41s

2º – João Teixeira 1h53min59s

3º – Pedro Felipe de Silva 1h55min39s

4º – Luiz Francisco Ferreira 1h56min16s

5º – Mateus de Souza Diniz 1h56min39s

Feminino

1º – Pâmella Oliveira 2h06min09s

2º – Giovanna Lacerda 2h12min38s

3º – Sofia Gelati 2h16min57s

4ª - Bruna Stolf 2h18min 22s

5ª - Georgia Zattar 2h20min06s