World Triathlon testa APP para controle do vácuo

World Triathlon testa APP para controle do vácuo

A World Triathlon, entidade máxima do esporte, está realizando testes com uma nova plataforma digital RaceRanger, destinada a auxiliar na gestão e arbitragem de eventos de triathlon.

Para apoiar a aplicação consistente do vácuo (draft), o RaceRanger foi originalmente desenvolvido como um sistema de detecção de draft. Isso fornece insights aos árbitros, aprimorando a tomada de decisões, aprimorando a integridade geral das competições.

Embora as penalidades continuem sendo parte do esporte, o principal objetivo do sistema é a educação e a conscientização sobre o draft durante a etapa de ciclismo em um triathlon.

O novo aplicativo RaceRanger foi testado em eventos selecionados – incluindo o WTCS Alghero, a Copa do Mundo de Tiszaújváros e o WTCS Hamburgo – e foi projetado para centralizar as comunicações, os relatórios de incidentes e a gestão de penalidades por meio de uma interface móvel.

O novo aplicativo inclui reconhecimento de voz por IA em tempo real em vários idiomas e pode ser acessado por árbitros, serviços de emergência, comentaristas e gerentes de equipe – mesmo remotamente.

O presidente da World Triathlon, Antonio Arimany, afirmou que a nova plataforma reforça o compromisso da organização com a inovação e a elevação dos padrões de arbitragem:

“Este aplicativo é mais um marco em nosso esforço contínuo para capacitar organizadores de eventos, elevar o padrão da arbitragem e reforçar nosso papel como regulador e facilitador do triathlon globalmente”

A nova plataforma se baseia no sistema de detecção vácuo (drafting) no ciclismo e espera-se que ofereça melhor fiscalização.

O CEO e cofundador da RaceRanger, James Elvery, afirmou que a empresa está trabalhando para permitir a transmissão em tempo real dos dados de posicionamento:

“Isso aumentará a precisão da arbitragem e impedirá violações de vácuo com mais eficácia do que nunca”

“Também abre a possibilidade de alertar centralmente a organização da prova quando os atletas pararem ou saírem do percurso, o que representará uma grande melhoria na segurança.”

O novo aplicativo RaceRanger funcionará com ou sem o hardware da RaceRanger no ciclismo, tornando-o acessível a uma ampla gama de formatos e tamanhos de eventos. O lançamento completo para federações nacionais e organizadores de eventos privados está previsto para outubro de 2025.

Os benefícios incluem:

Para organizadores: Arbitragem digital e escalável que reduz custos e aumenta o controle
Para atletas: Aplicação consistente das regras e segurança aprimorada
Para fãs/mídia: Acesso a dados em tempo real para melhor narrativa e contexto da prova
Para federações/séries: Uma ferramenta para profissionalizar as operações da prova