Zoot Sports, "made in Kona"

Fundada em Kailua-Kona em 1983, a marca redefiniu o estilo do triatleta

Zoot Sports, "made in Kona"

Quem pensa em Kailua-Kona, pensa no Ironman Hawaii. Mas, além de ser a sede da prova mais icônica do triathlon mundial desde 1981 (de 1978 a 1980 a prova foi disputada em Oahu), Kona também testemunhou o nascimento da Zoot Sports, em 1983, uma marca de roupas que se confundiu com o estilo de vestir do triatleta desde então.

A Zoot nasceu a partir da observação de uma necessidade real dos atletas de triathlon: roupas que fossem funcionais para as três disciplinas (natação, ciclismo e corrida) e que reduzissem o tempo perdido nas transições entre elas.

A fundadora, Christal Nylin, que morava em Kona, começou a criar roupas esportivas adaptadas costurando e modificando peças à mão, adicionando almofadas que eram utilizadas nas bermudas de ciclismo (pads) em shorts de corrida, experimentando tecidos de natação, unindo tops de corrida com shorts de ciclismo, e eventualmente criando os primeiros trajes de competição de triathlon em uma e duas peças, especificamente para quem competia no Ironman.

Inovações


A Zoot foi responsável por diversas inovações que hoje são padrão no triathlon, incluindo:


Primeiros trisuits (macacões de triathlon) com design aerodinâmico;
Shorts com drop-tail, pensados para facilitar transições;
Camisas com painéis de ventilação e ajuste para desempenho multisport;
Primeira linha de calçados específicos para triathlon.

Esses produtos ajudaram a moldar o que hoje se espera de um equipamento triathlon moderno: conforto, rapidez de transição e eficiência energética.

Crescimento


Em 1996 a Zoot mudou sua base para a Califórnia, ampliando produção, distribuição e reconhecimento internacional. A marca expandiu seu catálogo para incluir não só roupas, mas também acessórios, wetsuits (muitas luvas e roupas de natação), e calçados de desempenho.

Ao longo dos anos, a Zoot passou por mudanças de propriedade. Em determinado momento, foi adquirida por empresas maiores do setor, e isso influenciou sua distribuição e foco de mercado.

Em 2017, veteranos da própria Zoot — incluindo Shawn O’Shea e Dan Weatherford — recompraram a marca, trazendo a liderança de volta para mãos com experiência interna e redirecionando o foco novamente ao triathlon e atletas de endurance — incluindo customizações e atendimento direto às necessidades dos competidores.

Hoje, a Zoot é reconhecida internacionalmente e atua em parceria com organizações e eventos de triathlon de nível mundial:

Parceira oficial da USA Triathlon para equipar atletas amadores do Team USA com vestuário de performance em competições mundiais. Parceira de eventos Ironman e Ironman 70.3 com coleções co-branded de produtos técnicos voltados a todos os níveis de atletas. Essas alianças reforçam o papel da marca como líder no universo do triathlon competitivo.

O tênis Zoot Ultra Kiawe do espanhol Javier Gomez - múltiplo campeão mundial de triathlon

Legado


A Zoot é vista como uma marca “criada por e para triatletas”, focando em: equipamentos técnicos para treino e competição, desempenho, conforto e transição eficiente, e em trazer tecnologia específica para quem disputa distâncias de sprint até Ironman, passando por produtos clássicos como Trisuits, Wetsuits, Tênis específicos para o Triathlon até roupas de triathlon e ciclismo, além de produtos personalizados para Triclubs e seleções nacionais.

Sua história está profundamente ligada ao crescimento do triathlon como esporte organizado, especialmente nos EUA — desde os primeiros dias do Ironman até o panorama competitivo de hoje.