Agrupar é preciso

As vantagens de nadar em grupo

Agrupar é preciso

Aquele dia chuvoso, um pouco mais frio ou mesmo por pura preguiça. Quem nunca pensou em "furar" um treino por falta de companhia, que atire a primeira prancha?

Alguns praticantes ou mesmo atletas de natação Master às vezes nos perguntam e têm dúvidas a respeito das vantagens e desvantagens do treinamento em grupo.

Dificilmente teremos um grupo homogêneo de atletas, seja ele em relação a características de desempenho e outras variáveis que permeiam o treinamento (distância da prova, local: mar aberto x piscina).

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o treinamento e periodização são e devem ser prescritos de maneira individual, mas podem ser realizados em grupo ou blocos, desde que respeitadas à individualidade de cada praticante atleta e mais especificamente: fase de treinamento em que se encontram e a distância de suas provas.

Entre os fatores e possíveis benefícios do treinamento em grupo podemos citar: a questão do fator motivacional, a diminuição do estresse e a sociabilização. Claro e evidente que é muito mais fácil em alguma parte ou fase específica do treinamento ter alguém ao nosso lado para não nos deixar desistir ou mesmo nos leva poderíamos naquele momento

Além além do que disso, apesar da natação ter provas de revezamento, é um esporte individual e praticando-a em grupo fica mais fácil interagir e sociabilizar com os companheiros, facilitando a obtenção e cumprimento de certos objetivos e metas do treinamento, criando-se assim uma forte sensação de trabalho em equipe.

Outra vantagem do treinamento em grupo é a diminuição do estresse causado pela duração ou intensidade do trabalho, seja na questão do treino muito longo ou muito intenso.

Certos cuidados precisam ser tomados, atletas em diferentes fases ou períodos de treinamento ou mesmo com características de provas estilos diferentes devem respeitar seus limites e individualidade, respeitando seus tempos de intervalo e recuperação, minimizando assim o risco de futuras lesões e impedimentos que o façam, mesmo que brevemente, interromper o treinamento.

Em contrapartida é claro que há momentos em que o treinamento individual é importante e necessário. Quanto mais técnico e específico o treino, mas difícil encontrar uma companhia que tenha o mesmo nível de condicionamento físico, ritmo e padrão de movimento. O princípio da individualidade deve prevalecer sempre. Se o atleta está se preparando para uma competição, provavelmente ele a nadará sozinho e por isso precisa treinar sozinho em alguns momentos para aprender a administrar as tensões e saber aplicar as estratégias da sua prova.

Esperamos ter contribuído um pouco mais com informações a respeito do treinamento em grupo. Em função do que relatamos de forma breve e superficial aí em cima, use e abuse, sabendo mesclar as muitas possibilidades do treinamento individual com o coletivo.

Nunca se esquecendo de que o realmente molda o grande atleta ou mesmo praticante é ter sempre em mente que dedicação e determinação são quesitos fundamentais para um nadador. Para desenvolver essas capacidades é preciso que o atleta aprenda a se conhecer. Esse é um trabalho fundamentalmente individual, que o nadador vai desenvolver juntamente com o treinador, para dai então conseguir usufruir plenamente das vantagens treinamento em grupo.

Mario Guagliardi é Mestre em Ciência da Motricidade Humana