O valor do pós-treino
Não só todo o “pré-treino” ou “pré-competição” é fundamental para performance, mas também os “pós"

Não só todo o “pré-treino” ou “pré-competição” é fundamental para performance, mas também os “pós"
Muita gente fica atento só ao pré e, na empolgação e felicidade após, acaba pulando refeições e momentos de recuperação importantes.
Esse fato repetido inúmeras vezes pode gerar um cansaço e uma fadiga extrema no final de uma semana, por exemplo. Você treina super bem até quarta e na sexta já está acabado? Talvez seja hora de rever os seus momentos “pós”!
Um estudo bem recente publicado na “Frontiers in Nutrition” mostrou que uma suplementação para reduzir um pouco a acidificação após um treino intenso pode ajudar nessa recuperação pontual pós exercício. Seria ela o Bicarbonato de sódio! O mesmo que já utilizávamos eventualmente no pré-treino como um tamponante.
Por este mesmo mecanismo de controle ácido/base, o estudo mostrou que atletas de boxe que fizeram uma sessão de exercício intenso e suplementaram o bicarbonato no pós, performaram melhor numa segunda atividade seguinte: Uma corrida até exaustão (75 min após o término do primeiro treino). O estudo sugere que esses aumentos no equilíbrio ácido-base durante a recuperação pós-exercício facilitaram a melhoria na sessão subsequente de exercício.
OBS: Não é para ninguém substituir toda a refeição pós pela suplementação, ok? Acredito que a suplementação seja apenas um detalhe pontual que PODERIA ajudar em alguns casos específicos (de dois treinos muito puxados num mesmo dia, por exemplo!).
NADA substitui a alimentação bem feita! Bons treinos!
Julia Engel é nutricionista. @juliacengel
AGE GROUP CAMPEAS MUNDIAL DE IRONMAN NAC TIME W18-24 Hannah Rossler AUT 9:56:04 W25-29 Lou Prigent FRA 9:43:16 W30-34 Samantha Skold EUA 9:34:59 W35-39 Joanna Soltysiak-Vrebac POL 9:45:57 W40-44 Christina Paulus ALE 9:57:09 W45-49 Jana Richtrova CHE 10:03:31
Com Solveig Løvseth conquistando o título do Campeonato Mundial de Ironman, ela se torna a quarta norueguesa a vencer o Campeonato Mundial em sua estreia (além de Kristian Blummenfelt em 2021, Gustav Iden em 2022 e Casper Stornes em 2025). Pelo segundo ano consecutivo, um atleta do mesmo país venceu
As melhores do mundo no mundial de Ironman em Kona